Notícias / Agronegócios

15/11/17 às 08:04 / Atualizada: 15/11/17 às 08:15

Começa amanhã o maior encontro da pecuária brasileira, em São Paulo

Evento fecha o circuito InterCorte, que percorreu durante o ano os principais polos de produção de carne bovina no país, e reúne diversas iniciativas em prol da pecuária

Ray Santos via Dia a Dia Rural

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Começa amanhã o maior encontro da pecuária brasileira, em São Paulo

Foto: Assessoria

De 15 a 17 de novembro, o centro financeiro do país se torna a capital da pecuária nacional, com a realização do mais consistente evento da cadeia produtiva da carne bovina, que encerrará o calendário do ano do setor. Com dois auditórios e um espaço para degustação de carne e eventos gastronômicos, a InterCorte São Paulo reúne no WTC Events Center uma série de iniciativas de diversos grupos que fazem a pecuária do dia a dia e pensam no futuro da atividade. Serão oferecidas mais de 35 horas de conteúdo com uma programação diversificada que envolve todos os elos da cadeia produtiva da carne.

O evento marca o encerramento da edição de 2017 da InterCorte, circuito que percorreu os estados de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Tocantins com as conclusões a partir do tema principal “Entender para Atender” e a realização de um painel internacional e um brasileiro para discutir os rumos da atividade.

Caminhos da Genética

Uma das novidades dessa edição do evento é o painel “Caminhos da Genética”, um desdobramento do projeto “Caminho do Boi”, iniciativa criada para que os visitantes simulem o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até o varejo. O Caminho do Boi já foi montado em eventos, como a Feicorte, Agrishow e InterCorte, e conta com diversas estações que mostram cada etapa do processo de produção de uma carne de qualidade, como genética, sustentabilidade, sistemas produtivos, bem-estar animal, infraestrutura e manejo, pesquisa, inovação e conhecimento, gestão, sanidade, indústria, associativismo, mercado e carne. Para que cada desses aspectos seja aprofundado e discutido, cada edição da InterCorte São Paulo terá um dia dedicado a uma estação do Caminho do Boi, começando pela genética.

No dia 15/11, mais de 30 debatedores discutirão os diversos aspectos que influenciam a genética bovina como estratégia para a pecuária. Durante todo o dia, seis palestrantes e 26 debatedores discutirão os diversos aspectos da genética em seis blocos: “Animais na Pista: Beleza Racial ou Beleza Funcional?”, “Aplicações Práticas do Melhoramento Genético: Índices, critérios de seleção, acasalamentos, cruzamentos, compra de touros e sêmen”, “O impacto no uso de animais melhoradores selecionados em Testes de desempenho e Eficiência Alimentar”, “Um passo a mais na tecnologia – O uso da Genômica no campo”, “Produtividade, Lucratividade e Sustentabilidade na utilização de animais melhorados” e “Reprodução, Fertilidade e Precocidade Sexual”.

Congresso APPS

O congresso “Caminhos para a Pecuária Sustentável”, promovido pela Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS), será realizado na tarde do primeiro dia da InterCorte. A primeira palestra “Boas práticas de manejo de bovinos de corte: implicações no bem-estar da fazenda” será ministrada por Ricardo Baldo (Somma + Consultoria), seguida pela apresentação “Nutrição de bovinos de corte” por João Menezes (CATI/SAA), “Pastagem para a produção pecuária sustentável” por Antony Sewel (Boviplan), “Melhoramento Genético e reprodução de bovinos para uma pecuária sustentável” por Rodrigo Mendonça (Exagro) e “Sanidade na produção pecuária sustentável” por Mario Garcia (Exagro). O mediador do debate final será Alcides Torres, da Scot Consultoria.

10 anos de GTPS

O segundo dia da InterCorte São Paulo será palco do evento em comemoração aos 10 anos do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. A abertura do evento tratará da importância da articulação das cadeias de valor para o desenvolvimento sustentável, seguida por três painéis: “Desafios da pecuária brasileira e desenvolvimento sustentável”, “Engajamento da cadeia de valor e Desenvolvimento da Pecuária”, “O papel das Mesas Redondas para a evolução contínua das cadeias de valor”. Na conclusão do evento será lançada uma nova plataforma de sustentabilidade.

As redes sociais na pecuária

O painel, que será realizado na manhã do primeiro dia do evento, reunirá alguns líderes de grupos criados para debater e trocar informações de relevância sobre o desenvolvimento da pecuária nacional nas redes sociais. Participam do painel Wagner Pires – Grupo de Pastagem Sustentável, Oswaldo Furlan Junior – GPB (Grupo Pecuária Brasil), Daniel Pagotto – Tratto Consultoria, Luís Felipe Moura Pinto – Pasto On Line, Rodrigo Albuquerque – Beef Radar e Erika Bannwart GPB Rosa e NFA – Núcleo Feminino do Agronegócio.

Ainda no contexto dos grupos de discussão sobre a pecuária, o presidente da Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON), Alberto Pessina ministra na manhã da quinta-feira uma palestra com o tema “Reflexões sobre a Pecuária Brasileira”, que antecede o encontro dos grupos Beef Radar e GPB.

Workshop BeefPoint

A InterCorte também recebe, em seu segundo dia, o Workshop BeefPoint Gestão na Pecuária de Corte, que será realizado no auditório Caminhos do Boi, com renda revertida ao Hospital de Câncer de Barretos. O Workshop reunirá toda a cadeia para debater e promover a troca de informações visando aumentar a rentabilidade nas fazendas, por meio de estudos de casos de sucesso que auxiliem na melhora das métricas nas propriedades. As inscrições podem ser feitas pelo site www.beefpoint.com.br/inscricao-workshop-gestao.

Encerramento InterCorte e Painel Internacional

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia. Em 2017, o evento passou por Cuiabá (MT) em março, Ji-Paraná (RO) e Campo Grande (MS) em julho, Araguaína (TO) em outubro e encerra em São Paulo (SP).

Para finalizar o Circuito 2017, o evento na capital paulista conta com um painel dedicado ao encerramento, com uma síntese dos pontos de desafios apresentados nas etapas da InterCorte deste ano e o que é esperado para 2018. Com o nome “Painel Brasil InterCorte – Os caminhos da Pecuária para 2018”, o evento terá a participação do pesquisador Thiago Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP, do médico veterinário e proprietário da empresa Firmasa de Tecnologia para Pecuária, Luciano Penteado da Silva, do CEO da Fazen, Vasco Oliveira Neto, do presidente da Estância Bahia Leilões, Mauricio Tonhá e do Diretor-Executivo ACRIMAT, Luciano Vacari.

A InterCorte São Paulo também contará com um painel internacional dedicado à análise do mercado global, que apresentará um panorama dos desafios e das oportunidades do mercado mundial de carnes, na tarde do último dia do evento. As apresentações mostrarão os entraves e soluções para a melhoria da competitividade do comércio mundial de carne bovina, além do cenário mundial do consumo de carne nos próximos anos, mercado para os maiores exportadores e desafios comerciais.
O painel será aberto com a palestra “Desafios no comércio global de carne bovina”, que será ministrada por Alberto Bicca, representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). O analista do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes fará uma apresentação sobre o consumo mundial de proteína animal, seguida de um debate, moderado pelo consultor Internacional de Governos e Empresas, Francisco Vila, com o tema “Como organizar os mercados para atendimento do comércio mundial de carne bovina?”. Participam do debate Márcio Caparroz, representando a Internacional Beef Alliance (IAB), Bruno de Jesus Andrade, representando a Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON), Dennis Laycraft, em nome da Canadian Cattlemen’s Association – CCA, Francisco Manzi, pela ACRIMAT, Helder Höfing, representando a Sociedade Rural Brasileira e Cristian Lohbauer, doutor em Ciência Política pela USP.

Programação técnica

Além dos painéis, o evento terá palestras técnicas que serão realizadas durante os três dias da InterCorte. “Descrição e resultados de um sistema intensivo de cruzamento” será ministrada por Leonardo Souza, da Qualitas Melhoramento Genético, no dia 15/11 no Espaço #SOMOSDACARNE.
No auditório Integrar para Crescer, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Leandro Martins Barbero apresentará o terma “Adubação foliar de pastagens como estratégia de intensificação”, oferecida pela OROAGRI, no dia 16/11.

Ainda no dia 16, o consultor em agronegócios, Ivan Wedeckin, falará sobre os desafios e perspectivas da economia da pecuária de corte, e aproveitará a oportunidade para promover o lançamento seu livro “Economia da Pecuária de Corte – Fundamentos e o ciclo de preços”. “Drones – saiba como melhorar a produtividade na pecuária” será o tema da palestra do Fabrício Hertz, da Horus, seguida pelo consultor Daniel Biluca, com o tema “Os dois lados da genômica aplicados em uma só fazenda”, no Espaço #SOMOSDACARNE.

Na manhã do dia 17/11, o advogado tributarista Dr. Marcos Melo ministrará a palestra “A contribuição para a Seguridade Social Funrural e a posição da pecuária brasileira”, no auditório Integrar para Crescer. No mesmo dia, Paulo Cesar Dancieri, da COIMMA, ministrará o tema “A transformação digital e a pecuária de precisão”, no espaço #SOMOSDACARNE.

Espaço Degustação

Para que os participantes possam apreciar o resultado de todo o trabalho desenvolvido pela cadeia para uma carne de qualidade, a InterCorte terá o Espaço Degustação #SomosdaCarne, com degustações de carnes e a Beef Hour. A degustação de cortes de Bonsmara Beef será realizada no dia 15/11, às 10h30 e 16h30. No segundo dia, os presentes poderão degustar as carnes da BBQ Secrets a partir das 16h30. Já no último dia, as linguiças Guarânia serão servidas durante a degustação, às 10h30 e 16h30.

Beef Hour e Beef Week

Como já é tradição nas edições da InterCorte durante 2017, ao término da programação dos três dias do evento será realizada Beef Hour, um momento dedicado à confraternização e degustação de carnes, que visa reunir os participantes do evento em um espaço descontraído.

Enquanto o setor produtivo se reúne no WTC para discutir melhorias, o consumidor é convidado a conferir o resultado desse trabalho na Angus Beef Week em diversos restaurantes da capital paulista, que oferecem ao consumidor pratos especiais com cortes de animais Angus, de 11 a 19 de novembro. Confira a lista completa de estabelecimentos participantes em http://intercorte.com.br/beefweek.

Feira de Negócios

A edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que lançarão no evento suas inovações tecnológicas para tornar a pecuária cada vez mais produtiva e rentável. Participam da InterCorte São Paulo as empresas Ourofino, AgroMaripá, Cargill-Nutron, Matsuda, Biogénesis Bagó, GTPS, ACRIMAT, Instituto de Zootecnia – IZ, Beckhauser, Mundial Bens, SBC Certificadora, Trouw Nutrition, Brutale, Toledo, Casale, CRI Genética, Deltagen, Wolf Seeds, Rubber Tank, ORO AGRI, ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Illumina, Multibovinos, Minerthal, Balanças Açores, Estância Bahia, ABCB Senepol, Agrozootec, USP, Prodap, Panucci Pré Moldados, Allflex, Exacta Balanças, ANCP, Coimma, Horus Aeronaves, CV Mocho, Firmasa / Pec 4.0, Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental – Simbrasil, Associação Brasileira de Criadores Bonsmara e ABS Pecplan.

O evento ainda conta com o espaço Empório Beef Week, onde estarão as empresas Pratico de Garça, Pardinho Artesanal, Leiteria Santa Paula, Estância Silvania, Fazenda Santa Luzia, Café Pieta e Parrilha SA.

Sobre a InterCorte

Com realização do Terraviva Eventos, a InterCorte tem a curadoria de conteúdo da ASSOCON e GTPS. A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, manifesto #SomosdaCarne e Interconf fazem parte da plataforma.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site: www.intercorte.com.br/saopaulo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet