Notícias / Educação

01/11/17 às 17:51

Inep divulga cartilha de redação do Enem em Libras

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Inep divulga cartilha de redação do Enem em Libras

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, pela primeira vez, a cartilha do participante para a redação do Enem 2017 em Libras (linguagem brasileira de sinais) para que as pessoas com deficiência auditiva também possam ter acesso ao conteúdo. O documento serve como base para o candidato saber quais são os critérios avaliados nas cinco competências desejadas pelo exame. São 26 vídeos com todo o conteúdo da cartilha tradicional que estão disponíveis no canal do Youtube do Inep.
           
A metodologia de correção das redações, no entanto, não sofreu alterações. O documento apenas foi aprimorado com o objetivo de dar mais transparência à metodologia de avaliação. A única diferença é a aplicação no primeiro dia de provas, 5 de novembro, para concentrar no mesmo dia a demanda cognitiva verbal e sociocultural do participante, uma vez que, no primeiro domingo, as áreas examinadas serão linguagem, redação e ciências humanas.

Regras

De acordo com o Inep, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Para isso, o participante deve defender uma tese ou uma opinião sobre o tema proposto, sempre com base em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.
           
O texto da redação do Enem deve ser escrito de acordo com a escrita formal da língua portuguesa. Além disso, é importante destacar que o exame exige uma intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Isso significa que, ao final da dissertação, o estudante deve propor uma solução para a problemática apresentada.

Avaliação

 O texto produzido pelo candidato é avaliado por duas pessoas de forma independente, sem que um tenha acesso à nota atribuída pelo outro. Os avaliadores dão notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois.
           
As cinco competências são as seguintes: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Recursos de acessibilidade

 O Enem oferece uma série de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou indivíduos que tenham alguma necessidade específica, como gestantes e lactantes. Entre os recursos disponibilizados, estão prova em braile, ledor, auxílio para transcrição do gabarito, mobiliário acessível, local de prova com acessibilidade, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, o exame disponibilizará a videoprova em Libras. Nesse caso, o candidato poderá assistir os vídeos por meio de um dispositivo eletrônico ofertado pelo Inep, além de receber um caderno físico com as questões.
           
O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, em 2017, as provas acontecem em dois finais de semana diferentes. O fechamento dos portões será às 13 horas no horário oficial de Brasília.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet