O interesse pelo agronegócio e turismo levou o governo da China a enviar uma equipe até Mato Grosso para conhecer de perto a nossa realidade. O grupo composto por jornalistas da agência de notícias oficial do governo da República Popular da China, Xinhua, desembarcou em Cuiabá no início da semana e está percorrendo diversos pontos do Estado para produzir material que será apresentado a gestores públicos e privados mostrando o potencial nestes segmentos.
Na quarta (25.10), a equipe visitou o frigorífico de peixe, ‘Casa do Peixe’, em Cuiabá e o Centro Sebrae de Sustentabilidade.
No roteiro de quinta (26), uma visita ao município de Campo Verde para conferir o potencial de produção do município, que lidera a produção de algodão no Brasil. Ainda em Campo Verde, a equipe passou para conhecer a Cooperativa de Produtores de Algodão de Campo Verde (Cooperfibra), que comercializa, a cada safra, aproximadamente 100 mil toneladas de pluma para os mercados doméstico (65%) e exportação (35%).
De tarde, eles visitam um dos principais cartões-postais de Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães, onde vão poder conferir o potencial turístico do Parque Nacional e outros atrativos.
Na sexta-feira (27), será a vez de explorar as belezas das águas transparentes de Nobres e conhecer mais encantos de toda a região.
No roteiro da visita, o pantanal não poderia ficar de fora, por isso, no sábado (28) a equipe pega a estrada conhecer o bioma de perto.
Para finalizar, os repórteres entrevistam o governador Pedro Taques que deve falar sobre as ações de infraestrutura, dentre outras, que estão ajudando a fortalecer os segmentos do agro e do turismo. A equipe retorna para a China no domingo (29).
“Recebermos mais essa comitiva vindo de um país distante, mas que, aos poucos, costura parcerias importantes com o Brasil e que, ainda, demonstra ter muito mais interesse em investir por aqui, só nos prova que estamos no caminho certo, chamando atenção e atraindo mais olhares. Será por meio das parcerias que as ações estruturantes poderão ser realizadas no sentido de consolidar ainda mais nossos setores do agronegócio e do turismo”, comentou o adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro.