Notícias / Entretenimento

02/10/17 às 16:44

Fantástico mostra história de coreano que buscou refúgio da guerra em Chapada dos Guimarães

Fantástico via RDNews

Edição AguaBoaNews, Clodoeste 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Fantástico mostra história de coreano que buscou refúgio da guerra em Chapada dos Guimarães

História do coreano Kim foi destaque na edição deste domingo do Fantástico da Rede Globo

Foto: Reprodução Rede Globo

Kim Myeong-Bok, soldado refugiado da guerra na Coreia, tem hoje 81 anos e vive em Chapada ds Guimarães. Ele faz parte de um grupo de soldados da Coreia do Norte que se refugiou, 60 anos atrás, no Brasil, após enfrentar o horror da guerra nos anos de 1950 a 1953.

A história de Kim e de outro refugiado coreano de 86 anos que hoje vive em São Paulo, seguiu caminhos diferentes e foi destaque na edição deste domingo do Fantástico da Rede Globo. Kim se tornou um homem do campo. Sempre viveu de plantar, colher e vender o que produz. O amigo tornou-se projetista industrial.

Na guerra, ao perceberem a dificuldade na luta contra a Coreia do Sul que contava com o apoio dos Estados Unidos, ambos fugiram do grupamento de soldados e decidiram se entregar ao inimigo. Kim disse que era cristão e não queria ter que lutar. O soldado americano decidiu testá-lo e exigiu que Kim falasse um trecho da Bíblia. Pediu que ele citasse João 3:16. Após ouvir a citação, bateu no ombro de Kim e disse que ele estava salvo. Kim e companheiros viraram prisioneiros de guerra.

Em julho de 1953, quando o cessar fogo foi assinado, um grupo decidiu que não queria viver nem na Coreia do Norte e nem na Coreia do Sul. Os combatentes pediram para ser levados a uma nação neutra. Depois de viverem alguns anos na Índia, Brasil e Argentina abriram as portas. E foi assim que o senhor Kim foi parar em Chapada dos Guimarães.

Para assistir a reportagem completa clique aqui.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet