Notícias / Negócios

26/08/15 às 08:13 / Atualizada: 26/08/15 às 08:22

Empresários de Canarana buscam consultoria para vencer em tempos de crise

Empresários de Canarana buscam consultoria para vencer em tempos de crise

Erica, Fernanda, Marcondes e Jaira, durante consultoria na Loja Evidência

Foto: Jornal O Pioneiro

CANARANA - Empresários de Canarana participaram na semana passada, entre os dias 10 e 14 de agosto, da primeira etapa do Programa Estratégias Empresariais, realizado através do Sebrae. Ele foi ministrado pelo Consultor Empresarial, Marcondes Santos, de Rondonópolis-MT.

O curso iniciou com a instrutoria nos dias 10 e 11 de agosto, cujos encontros aconteceram no Centro de Eventos da Apae. As consultorias individualizadas iniciaram no dia 12, o que proporcionou ao consultor uma melhor compreensão das particularidades de cada negócio. Nesses encontros, os empresários tiveram a oportunidade de apresentar suas limitações e potencialidades, bem como suas dúvidas acerca de decisões futuras. “As orientações do consultor auxiliarão cada empreendedor conforme a sua condição atual e seus objetivos de longo prazo”, explicou Marcondes Santos.

Para o consultor, as maiores dificuldades dos empresários em Canarana é que eles sabem o que devem fazer, mas falta estruturação em termos de ferramentas para conduzir esse planejamento estratégico. “Os empresários viram nesse programa a oportunidade de formalizar o planejamento estratégico com uma visão ampliada que não se limita ao ano de 2015. O que se identificou nesses empresários é que eles já sabem mais ou menos o que deve ser feito, conhecem as suas dificuldades, porém apresentaram dúvidas de como organizar essas informações. Diante dessa problemática, o Programa Estratégias Empresariais vai ao encontro das necessidades dos empresários e oferece os meios para organizar isso de uma forma sistematizada, no intuito de alcançar os objetivos do futuro a partir do planejamento do presente”, complementou.

O ano de 2015 tem sido de bastante instabilidade econômica para os empresários. Marcondes contou que diante deste cenário, tem percebido dois comportamentos: “O primeiro deles é quando o empresário recua e espera um melhor momento para poder avançar. E outro comportamento é quando o empresário não recua, faz as suas análises do passado, avalia o presente e define o futuro desejado, porém suas decisões são tomadas agora, porque no momento atual muitos adotarão a estratégia de recuo nos investimentos e ações sem expressão e com baixa efetividade, na expectativa de um 2016 melhor para depois poder retomar o ritmo de outrora. Sendo assim, deixará uma brecha de entrada para aqueles que desejam ampliar seu posicionamento no mercado”.

Conforme a empresária Fernanda Simione, proprietária da Loja Evidencia, antes de entrar no programa ela já tinha detectado algumas falhas em sua empresa. “O curso correspondeu com nossas expectativas iniciais porque nos dois dias iniciais do Programa Estratégias Empresariais, nós conseguimos confirmar os problemas existentes e ainda possibilitou enxergar alternativas para solucionar essas limitações”, disse.

Fernanda contou que percebeu também a necessidade de mudanças em outras áreas dentro da empresa, por exemplo, melhorias nas ações de marketing e no atendimento aos seus clientes. “Isso tudo se complementa dentro da empresa para garantir o sucesso”, falou, acrescentando que, às vezes, o empresário cumpre uma rotina que se limita a venda somente para as mesmas pessoas e não cria estratégias para buscar novos clientes.

Como sugestão aos empresários que não conseguiram se inscrever no Programa, o Consultor Marcondes Santos sugere que a empresa faça contato com o Sebrae, porque existe a possibilidade de atendê-los desde que uma proposta seja formalizada para essa finalidade. O consultor finalizou parabenizando as empresas inscritas no Programa Estratégias Empresariais, as quais atuam na cidade de Canarana e algumas com filiais em municípios vizinhos. Marcondes Santos menciona que esses empresários demonstraram enorme comprometimento com as ações propostas pelo Programa e acredita que esse grupo formado por 10 empresas enfrentarão melhor o cenário de 2015/2016.

As empresas participantes foram Prisma, Casa Nova, Hz Informática, Fernando Motos, Eletromóveis, Manini Alimentos, Meta Assessoria, Portal do Xingu, Loja Evidência e Soberana Representação Comercial. (DR).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet