Notícias / Meio Ambiente

27/09/17 às 13:45 / Atualizada: 27/09/17 às 14:00

Cachoeira some em Ribeirãozinho e córrego corre risco de secar

aia3.com.br

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Um cenário de rara beleza e rota turística no município de Ribeirãozinho (533 km de Cuiabá), a Cachoeira do Córrego Ribeirãozinho deixou de ser refúgio de turistas em busca de um banho refrescante ou imagens de rara beleza. Situada em meio a uma estreita área de mata de cerrado a pouco mais de 5 km da área central da cidade, a cachoeira não pinga uma gota faz uma semana.
 
A bela queda d’água era ponto de visitação de vários turistas e moradores locais
 
O cenário entristece os moradores da pequena cidade com pouco mais de 2.200 habitantes, segundo dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cachoeira, que antes era rota para turistas, agora ganha notoriedade por ter desaparecido.

Incrédulos, moradores e turistas vão até a localidade com o objetivo de registrar os degraus de pedras no lugar da queda d’água. Os efeitos da estiagem e o desaparecimento das matas ciliares na localidade são apontados como responsáveis pela mudança do cenário em um dos pontos turísticos mais conhecidos na região. Quem visita a cachoeira do Córrego Ribeirãozinho se espanta e lamenta.

No local ficaram os degraus de pedras no lugar da queda d’água

Há 23 anos morando em Ribeirãozinho, o suplente de vereador e radialista Arlan Catulé disse que a situação entristece os moradores. “É um ponto turístico importante da cidade. Tem mais ou menos uma semana que a cachoeira parou de correr água. O pessoal tem ido para fotografar porque parece que não está acreditando. As matas na região sumiram. Muitos córregos correm o risco de sumir do mapa”, cita.
 
A cachoeira não foi a única afetada. A nascente já não jorra água abundantemente como no início do ano. O Córrego Ribeirãozinho tem cerca de 17 km e uma boa extensão também secou, relata Catulé.

“Onde corria seis ou sete metros de largura de água hoje não passa de um metro. A nascente, que está mais sentido a Ponte Branca, tem pouquinha água, mas tem. Se não chover nos próximos dias, seca também”, acredita. Para ele a situação serve de alerta para o que ocorre com rios maiores em toda região.

Catulé publicou fotos em seu perfil em uma rede social. Os comentários foram inevitáveis. “Lamentável que o homem ainda não está tomando os cuidados necessários para preservar os mananciais d’água”, citou um seguidor. ” Que triste gente. Vê-la assim é de cortar o coração. Dói. A natureza está sumindo”, escreveu outro. O Córrego Ribeirãozinho tem uma forte identidade com a localidade. Serviu de inspiração para o nome do município localizado a 533 km de Cuiabá.  O córrego é afluente do Rio Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet