Notícias / Cultura

24/08/15 às 10:29

Exposição do patrimônio mato-grossense passará por Brasília

A partir do dia 25 de agosto Brasília receberá a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-grossense (Expoimat) na Casa da Cultura da América Latina (CAL), importante espaço cultural da Universidade de Brasília/Decanato de Extensão (UnB/DEX). Esta ação faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é  um intercâmbio entre as universidades do Centro-Oeste. A Expoimat é um Projeto de Extensão Ação Afirmativa da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-Codex). O acervo, curadoria, apoio técnico e expográfico são do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. A equipe executora é do Departamento de História/Etrúria - Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História. 

Esta exposição proporciona ao público a oportunidade de observar uma amostra dos principais bens culturais de Mato Grosso, representativos da diversidade e do patrimônio cultural do estado, que se materializam nos artefatos da cultura material de etnias indígenas como as bonecas de cerâmica Karajá Ritxoko, - saber já registrado como patrimônio cultural do Brasil, além da rede de dormir Kura Bakairi, cestos Nambijkuara e outros.

Os visitantes poderão conhecer peças raras indígenas e o destaque nesta nova montagem é o Paríko, da etnia Bororo, que possui um grande significado cultural para o povo bororo e está presente nos seus rituais. Vale ressaltar o ritual Yaokwa, dos Enawene-Nawe, celebração registrada como Patrimônio do Brasil em 2010.
                                  
Estão em evidência significativos bens expressivos das comunidades tradicionais ribeirinhas pantaneiras como de São Gonçalo e Limpo Grande; e ainda de grupos quilombolas como de Vila Bela da Santíssima Trindade, que tem na Festança um exemplar admirável da cultura afro-mato-grossense. Desse modo, a exposição apresenta um conjunto de imagens representativas das expressões culturais imateriais (saberes, danças, rituais, celebrações, lugares), a partir das lentes de dois importantes fotógrafos do nosso estado: Mario Friedlander e Laercio Miranda.
 
A Expoimat foi montada a partir do inventário do patrimônio imaterial como apoio do Iphan e teve sua primeira edição em 2011 no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (Macp). Desde então, tem circulado por diversos lugares dentro e fora do estado como Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Goiânia (GO), Corumbá (MS) e Brasília (DF), além do Museu do Morro da Caixa d’Água Velha em 2014.
                                                         
A professora do Departamento de História/Etruria da UFMT, Thereza Martha Presotti, coordenadora e uma das curadoras da Expoimat, conta com apoio de 4 bolsistas discentes do ICHS: Alexandre Arruda Peixoto, Eric Kamikiawa Kura Bakairi, José Antonio Parava Chiquitano e Natalia Ramires. Além da montagem da exposição, o evento oferece a Oficina de Educação Patrimonial para os guias que irão monitorar a mostra, subsidiando a aplicação da Lei 11.645 que indica que se ensine a história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas.
                       
A abertura acontece às 19h no dia 25, com a presença da reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder e do pró-reitor Fabricio Carvalho e do músico, professor e pesquisador Habel dy Anjos, do Departamento de Música da UFMT, importante estudioso da viola de cocho que irá tocar este instrumento musical, ícone cultural do Pantanal de MT e MS (a ela estão associadas as formas de expressão do siriri e cururu) e que, neste ano, comemora seus 10 anos de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil.                                 

 
  • Exposição do patrimônio mato-grossense passará por Brasília
  • Exposição do patrimônio mato-grossense passará por Brasília

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet