Notícias / Cultura

12/09/17 às 10:45

Começa neste sábado a Semana Farroupilha de Canarana

Evento conta com uma vasta programação a ser realizado no Acampamento montado no centro da cidade

Redação O Pioneiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A maior festa tradicionalista da região inicia neste sábado, dia 16. A Semana Farroupilha de Canarana abre oficialmente às 17h, com a Cavalgada pelas ruas da cidade, logo após acendimento da Chama Crioula, na sequencia será servido o primeiro jantar no Acampamento Farroupilha, que foi montado junto ao Monumento da Cuia. O evento promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Pioneiros do Centro Oeste, em parceria com um grande número de patrocinadores segue até o dia 24, com atrações diárias.

Além da Cavalgada e Acendimento da Chama Crioula, outras atrações marcarão a primeira noite da Semana Farroupilha de Canarana. Após o cerimonial de abertura, será servido jantar, e após haverá show com o gaiteiro Braguinha.

Até o dia 24, uma vasta programação estará acontecendo diariamente no Acampamento montado na Avenida Rio Grande do Sul. Dentre as programações previstas haverá palestras diárias para escolas públicas e privadas, onde serão abordados temas sobre o tradicionalismo, indumentária e também valores éticos e morais.

Durante a semana acontecerão também no local os ensaios dos grupos de danças, uma forma da comunidade acompanhar um pouco do que se trabalha diariamente em um CTG. Estes ensaios acontecem todos os dias a partir das 19h.

Durante esta semana também ocorre o Concurso de Peões e Prendas, organizado pelo Departamento Cultural da entidade. O concurso visa premiar as crianças que se destacarem nas provas artísticas, culturais e de artesanatos ligadas as tradições gaúchas. As provas deste concurso acontecem a partir de sexta-feira (15) e tem prosseguimento no sábado. Por haver a necessidade de uma estrutura diferenciada para a realização do concurso, este será realizado nas dependências do CTG.

Para as refeições, toda a estrutura que sempre é montada no acampamento já encontra-se em funcionamento, com o aumento da cozinha e da copa, para melhor atender. A coordenação do evento solicita que sejam levados pratos e talheres para as refeições. Durante toda a programação serão servidos somente jantares, sendo que em nenhum dia haverá almoço aberto a comunidade. Os jantares serão servidos a partir das 20h.
 
A Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado do Rio Grande do Sul, bem como em todos os lugares onde há uma entidade tradicionalista como o CTG.

A Semana Farroupilha é regulada por Leis Estaduais de cada estado e Regulamentada por Decretos. Sua organização fora do Rio Grande do Sul é feita de forma local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

O maior Acampamento Farroupilha do Brasil ocorre em Porto Alegre – RS, onde a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades.
 
A Saga Farroupilha

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término destas disputas merecia, do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.

Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-riograndense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.
  • Começa neste sábado a Semana Farroupilha de Canarana
  • Começa neste sábado a Semana Farroupilha de Canarana

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet