Notícias / Meio Ambiente

07/09/17 às 17:09

Segunda quinzena de setembro promete chuva no MT e MS

aria Clara Machado, Clima Tempo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Segunda quinzena de setembro promete chuva no MT e MS

Foto: Alexandre Carvalho. Itaquiraí/MS

A segunda quinzena do mês setembro vai começar com algumas mudanças no regime de chuva em especial na Região Centro-Oeste do Brasil. O retorno das pancadas de chuva será observado, ainda que pontualmente, em áreas do estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 
 
 
Na próxima semana uma nova frente fria vai levar um pouco de chuva para Santa Catarina e o Paraná conseguindo romper parcialmente o bloqueio da forte massa seca sobre a Região Sul. Um pouco dessa chuva também vai chegar ao sul de Mato Grosso do Sul. 
 
Simultaneamente, a umidade do Norte do Brasil começa a descer em direção ao Centro-Oeste e isso vai favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva. A meteorologista Fabiana Weykamp explica que essa chuva ainda é muito isolada e acontece apenas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, e não reverte o quadro de seca, pois os volumes acumulados ainda serão baixos. Goiás e o Distrito Federal vão continuar secos, por enquanto.  

Na segunda quinzena de setembro a chuva também será observada em áreas do sul e leste de São Paulo, no norte do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. 
 
Essa mudança no padrão de circulação atmosférica começa a ocorrer no período normal do ano para o retorno das pancadas de chuva, coincidindo com os últimos dias do inverno e a entrada da primavera. 
 
Confira no mapa de chuva os volumes estimados no Brasil até o dia 21 de setembro: 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet