Notícias / Agricultura

05/09/17 às 15:27

Oficinas sobre o Sipaf chegam ao Mato Grosso

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nesta semana, oficinas sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) estão sendo oferecidas a agricultores familiares mato-grossenses e também à equipe técnica da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso (DFDA/MT). Os encontros têm como objetivo divulgar a política e capacitar representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para trabalharem diretamente com o tema.

A demanda por identificar os produtos provenientes da agricultura familiar é grande tanto por parte de quem produz quanto por parte de quem consome. Simone Barreto, consultora responsável pelo Sipaf na Sead, explica que atividades como esta buscam divulgar e informar aos agricultores familiares, suas entidades representativas, técnicos de ATER, representantes de sindicatos e das prefeituras municipais, sobre os objetivos do selo, como realizar a solicitação e utilizar este como diferencial competitivo para os produtos da agricultura familiar.

As oficinas fazem parte de um pacote de ações para divulgação do Sipaf realizadas em todas as regiões do país. “Nosso objetivo é gerar reconhecimento pela sociedade da presença e da importância da agricultura familiar para o país, queremos aumentar o número de beneficiados e de produtos com o Sipaf no país”, diz Simone Barreto.

As oficinas em Mato Grosso começaram nesta segunda-feira (4) e seguem até a próxima quarta6 de setembro. Participação moradores dos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande, Campo Verde e Dom Aquino. No estado mato-grossense já foram entregues 26 permissões de uso do Sipaf. Hortaliças, licores, ovos e doces em compotas estão entre os alimentos que passaram a utilizar o Selo da Agricultura Familiar em seus rótulos.

O primeiro estado a receber as oficinas foi o Rio de Janeiro. Veja aqui.

Amazonas foi o segundo e, lá, os especialistas trataram sobre as vantagens de ter o Sipaf nos produtos da agricultura familiar. Em Sergipe foram discutidos as vantagens e os benefícios que estão atrelados ao reconhecimento trazido pelo Selo. As próximas oficinas deverão acontecer em breve nos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará.
Programação das oficinas do Sipaf em MT a partir desta terça-feira. Confira:

Dia: 05/09/2017 (tarde)
Local: Auditório do CREA do município de Campo Verde
Tema: Capacitação teórica Sipaf para cooperados, técnicos e público da agricultura familiar e prática de cadastramento no Sipaf com técnicos e cooperados
Municípios beneficiados: Campo Verde e Dom Aquino

Dia: 06/09/2017 (tarde)
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Tema: Capacitação teórica Sipaf para os cooperados, técnicos e público da agricultura familiar e prática de cadastramento no Sipaf com técnicos e cooperados
Municípios beneficiados: Rondonópolis, Pedra Preta e Itiquira.
 
Leia mais sobre o Sipaf neste link

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet