Notícias / Política

05/09/17 às 15:02 / Atualizada: 27/01/23 às 12:02

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí

Homenagem foi entregue no Cine Teatro da UFPI.

Portal AZ

Edição ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (04/09), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), proposto pelo Professor Doutor Antônio José Gomes.

A solenidade de entrega ao título começou às 10h, no Cine Teatro da UFPI. O propositor do título, professor doutor Antônio José Gomes disse que a sensibilidade e o compromisso de Lula com povo piauiense o fez merecedor da homenagem.

“O título que estamos entregando aqui hoje está formulado na Lei de Diretrizes, que assegura a universidade conceder graus e títulos a personalidades que de alguma forma tenha contribuído para o desenvolvimento da educação. No caso de Lula, ele contribuiu para o crescimento da universidade. A proposta foi apresentada e aprovada pelo Conselho Universitário de forma unânime”, declara Antônio José Gomes.


Em discurso, Lula destacou os avanços da educação desde o início do seu primeiro governo até a atualidade e ainda afirmou ter orgulho do povo piauiense.

“É uma grande honra está aqui hoje. Esse título compartilho a todos que me ajudaram a governar o país, aos que de alguma forma ajudaram para o desenvolvimento da educação e especial compartilho a minha mulher Marisa. Tenho um carinho especial pelo povo piauiense, por que o estado é um dos mais injustiçados do país. Mas tem um povo guerreiro e valente, que luta pelos seus direitos. Eu tive o privilégio de governar em parceria com o Wellington Dias e nesse governo tivemos vários saldos positivos. Um deles é o programa Bolsa Família, que fez o povo piauiense se destacar. O povo do Piauí só precisava de respeito e apoio”, afirma o ex-presidente Lula.

O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, a secretária Rejane Dias, a senadora Regina Sousa e outros parlamentares piauienses, como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (PMDB), também estiveram no evento.


Para o governador Wellington Dias, a entrega do título é mais do que merecido devido ao trabalho desempenhado por Lula durante seu governo.

"Acredito que a Universidade Federal do Piauí, uma das melhores do Brasil reconhece aqui o papel que teve esse torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva, para a construção da educação no Piauí e no Brasil. Nós tínhamos uma universidade muito pequena, praticamente Teresina, Parnaíba e Picos, com poucos cursos, e hoje é uma das maiores universidades, e hoje há aproximadamente 40 mil alunos. O presidente fez como missão essa questão da expansão das universidades federais e viabilizar as vagas nas universidades para o país possa crescer tendo como alicerce a educação. Então, na verdade, é algo que nos orgulho muito porque sabemos que é alguém que fez essa engenharia nesse país para alcançamos esses avanços”,  afirma o governador.

O presidente do diretório municipal do PT, Gilberto Paixão, falou da importância da homenagem e disse que a entrega do título é a retribuição do que Lula fez pelo povo piauiense.

“A importância do Lula está hoje aqui no Piauí, nós sabemos do carinho que temos pelo ex-presidente. Mesmo antes de ser presidente, ele já andava bastante nos fazendo visitas, ele passou a nos visitar e a conhecer a nossa realidade. Tem esse apelo da população nordestina, ele resgatou a dignidade do povo nordestino. O nordeste cresceu e melhorou a qualidade de vida de muitas pessoas. E a entrega desse título é muito importante por que há uma retribuição pelo que ele fez”, disse. 

Ação

O Movimento Vem  Pra Rua no Piauí havia entrando com uma ação na Justiça Federal para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebesse o Título Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A médica Adriana Sousa, uma das líderes do grupo no estado, informou que a ação foi motivada por questões morais. “O ex-presidente Lula vem, cinicamente, fazer uma campanha extemporânea no Piauí. Um sujeito que é réu por corrupção não pode se utilizar de uma instituição pública, como a UFPI, para receber uma das maiores honrarias que um cidadão pode ganhar. Ele não merece e nós, por questões morais, não vamos admitir que ele manche a imagem desta universidade. Estamos otimistas”, fala.

O título Doutor Honoris Causa foi concedido em 2008 quando Lula ainda governava o país. No entanto, o ex-presidente preferiu deixar para outra ocasião a entrega do título.

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro Paulo, em 05/09/17 às 20:28

    Deu, não entro mais nesse site, só no do IAPPE. Quem puxa saco de bandido é vagabundo. site bosta

  • por Joaquim, em 05/09/17 às 20:23

    Ui! Com essa capinha e chapeuzinho vermelho só faltou a vovozinha porque o lobo mau tava lá Logo vai estar é no xelindro!!!!! Cara de pau Mallandro e cachaceiro

 
 
 
Sitevip Internet