Notícias / Meio Ambiente

04/09/17 às 22:19

Chuvas são esperadas para segunda quinzena de setembro no Centro-Oeste

Volume de chuvas na Região Amazônica é responsável por criar os sistemas de chuvas, mas índices estão baixos em 2017

Portal Brasil, com informações do MCTIC

Imprimir Enviar para um amigo
Chuvas são esperadas para segunda quinzena de setembro no Centro-Oeste

Nível de precipitação em setembro, outubro e novembro deve ficar abaixo da média histórica

Foto: Agência Brasil

O período de chuvas no centro do País deve demorar mais do que o normal para chegar em 2017. De acordo com o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), elas devem chegar depois da segunda quinzena de setembro.

A tendência, ainda, é que o volume de precipitação em setembro, outubro e novembro ocorra abaixo da média histórica.

A coordenação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) explica que o quadro é causado pela falta de umidade no ar aliada ao baixo volume de chuvas na região amazônica nos últimos meses, responsável por criar os sistemas de chuvas que chegam a essa parte do País.

A temperatura também é alvo da falta de umidade. A previsão destaca que a primeira quinzena de setembro deve registrar temperaturas máximas, que se estendem até que caiam as primeiras precipitações.

A vazão de rios como Tocantins, Araguaia e São Francisco está abaixo da média. Isso tem levado a problemas de abastecimento de água para consumo humano e para atividades agropecuárias. A situação é mais crítica no Nordeste, já que setembro, outubro e novembro são os meses mais secos do ano.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet