Notícias / Meio Ambiente

28/08/17 às 08:53

Decreto de Michel Temer libera vasta reserva amazônica para mineração

BBC, Folha de SP via hypescience.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Decreto de Michel Temer libera vasta reserva amazônica para mineração

Foto: Divulgação

Um decreto do presidente Michel Temer aboliu uma vasta reserva nacional na Amazônia, a fim de abrir a área para mineração.

Com mais de 46 mil quilômetros quadrados, a reserva atravessa os estados do Amapá e Pará, e é possivelmente rica em ouro e outros minerais, como ferro e cobre.

O problema? Nove áreas de conservação, além de terras indígenas se encontram dentro dela.

O governo afirmou que elas continuariam sendo legalmente protegidas, mas os ativistas manifestaram sua preocupação de que essas áreas serão comprometidas.

Gerar riqueza…

A Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) é maior do que todo o território da Dinamarca, ou o equivalente ao estado do Espírito Santo. Cerca de 30% da região será aberta à mineração.

O Ministério das Minas e Energia disse que as áreas florestais protegidas e as reservas indígenas não serão afetadas.

“O objetivo da medida é atrair novos investimentos, gerar riqueza para o país e emprego e renda para a sociedade, sempre com base nos preceitos da sustentabilidade”, afirmou em um comunicado.

Já o senador da oposição Randolfe Rodrigues, filiado à Rede Sustentabilidade, disse que a mudança é “o maior ataque à Amazônia nos últimos 50 anos”, segundo O Globo.

Ou perder riqueza?

Maurício Voivodic, chefe do órgão de conservação WWF no Brasil, advertiu no mês passado que a mineração na área levaria a “explosão demográfica, desmatamento, destruição de recursos hídricos, perda de biodiversidade e criação de conflitos de terra”.

De acordo com o relatório da WWF, a principal área de interesse para exploração de cobre e ouro não está fora das unidades protegidas, pelo contrário, está dentro de uma delas, a Reserva Biológica de Maicuru. Também se diz que existe ouro na floresta paraense também protegida.

O WWF diz que há potencial para conflito também em duas reservas indígenas que são o lar de várias comunidades étnicas que vivem em relativo isolamento. Uma “corrida do ouro” na região poderia criar danos irreversíveis a essas culturas.

Incertezas

A Renca foi criada em 1984 e, até agora, somente o Serviço Geológico Brasileiro podia realizar pesquisa ou autorizar extração econômica de minerais na área.

Tanto Michel Temer quanto o Ministério de Minas e Energia não se pronunciaram sobre qual seria a fração exata passível de exploração a partir deste decreto.

“Se o governo insistir em abrir essas áreas para a mineração sem discutir as salvaguardas ambientais, ele terá que lidar com um clamor internacional”, apontou o relatório da WWF. [BBC, FolhadeSP]

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet