Notícias / Educação

23/08/17 às 11:25

Nova Xavantina x Água Boa - Prefeito entra na briga e diz que ‘banca’ curso de direito na Unemat de Nova Xavantina

Redação NX1

Edição ÁguaBaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina x Água Boa - Prefeito entra na briga e diz que ‘banca’ curso de direito na Unemat de Nova Xavantina

Foto: Redação NX1

Um embate entre os municípios de Nova Xavantina e Água Boa, está aquecendo a disputa por qual cidade a Unemat enviará um curso temporão de direito com vagas para 100 alunos.

O prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, o Maurão, encaminhou nesta segunda-feira, 21/08, à Câmara Municipal e a Comissão Única da Câmara o projeto de lei para criação do convênio que dará sustentação ao curso de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, no polo local da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Em visita à Nova Xavantina no último dia 03 de agosto, a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, recebeu das mãos do prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, o pedido de abertura do curso temporão de Direito.

Na oportunidade, o prefeito Cebola explicou que o município de Nova Xavantina possui toda estrutura instalada para recepcionar o curso.

O município está propondo arcar com os custos de todo o curso que alcançam a ordem de R$ 1,280 milhão de reais, divididos em cinco anos (60 meses), ou seja, R$ 256.000,00 por ano. Se precisar de sala, vamos construir em forma de mutirão.”, propôs Cebola à reitora, que estava acompanhada do Governador Pedro Taques.

Em entrevista ao NX1, Cebola disse que não vai mais aceitar deixar passar nada para outros municípios.

“Chega. Nossa cidade não vai mais deixar nada para outras cidades. Já assistimos muitas coisas passar dentro de nossa cidade e ir para as cidades vizinhas. Hoje não existe mais isso. Vamos lutar com todas as forças, mas queremos este curso temporão de Direito em nossa cidade. Eu estou na briga e quero ganhar.”, comentou Cebola.

A proposta do curso temporão surgiu da oferta de diversos cursos pela UNEMAT para o interior do estado, aliada a uma pesquisa de 2016 que identificou a demanda do curso de direito na região do médio Araguaia. 

A espectativa é de que em três ou quatro meses seja lançado o edital do vestibular para 100 vagas no município de Nova Xavantina ou em Água Boa
.

comentar6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Núbia Nunes de Oliveira, em 01/09/17 às 21:05

    Torço que venha o Curso de Direito para Água Boa, pois N. Xavantina já oferecem vários cursos de graduação almejados pelos alunos...Ainda mais agua Boa e um polo Central onde as cidades vizinhas ficam próximas, facilitando os alunos se deslocarem até o polo de Agua Boa...Meus Sonho que Venha o Curso de Direito para Agua Boa...Prefeito contamos com vc!!

  • por Nubianunes de oliveira, em 01/09/17 às 20:44

    No meu ponto de vista o curso de direito deveria ser no polo de Agua Boa ,

  • por Francisco, em 25/08/17 às 08:50

    Nova Xavantina já tem Agronomia, Engenharia Civil, Biologia, etc. Acho que lá já tem muitos cursos bons. Direito deve vir para Água Boa. Nova Xavantina não pode ficar com todos os cursos relevantes e Água Boa ficar com os cursos menos expressivos.

  • por Gin, em 23/08/17 às 19:16

    Quando veio o presidio disserao q era ruim mais q viria tbm coisas boas como faculdade e outras coisas. Mais. Porem so veio o presidio pra nois e faculdade pra eles parabens pra eles

  • por junior, em 23/08/17 às 16:49

    E fácil são 100 vagas manda 50 vagas para Nova Xavantina e 50 para Água Boa.

  • por Edienne, em 23/08/17 às 13:50

    TORÇO MUITO PARA QUE ESSE CURSO DE CERTO,UM SONHO MEU QUE VOU LUTAR ATE CONSEGUI PARABENS AO CEBOLA ......

 
 
 
Sitevip Internet