Notícias / Negócios

02/08/17 às 19:31

Homem aposta na honestidade e cria banca para vender chuchus onde o cliente paga e pega o troco sozinho

Marceneiro trabalha dentro de casa enquanto legumes, produzidos por ele no quintal, são vendidos do lado de fora, em Valparaíso de Goiás.

Murillo Velasco, G1 GO

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O marceneiro Adão Estevão Soares, de 66 anos, resolveu apostar na honestidade da população e criou uma banca de vender chuchus em que o cliente deixa o dinheiro e pega o troco sem a presença do vendedor, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Ele conta que nunca foi furtado e tem esperanças de que a ideia se espalhe.
 
Adão conta que os legumes são produzidos por ele próprio no quintal da casa onde mora com a família. Enquanto os chuchus são vendidos, ele trabalha como marceneiro na garagem da residência. “O trabalho que tem é só deixar a banquinha de manhã, de vez em quando olhar se está quase acabando, pegar mais chuchu. Enquanto estou trabalhando aqui, está rendendo lá também”.
 
“Muita gente pensa em ‘dar o cano’ nas pessoas, e eu acho que não é muito bem por aí. Eu ainda tenho esperanças de todo mundo ser honesto”, disse o marceneiro.
 
A iniciativa foi criada por Adão há duas semanas e, até agora, ele já vendeu 30 kg do legume. Os chuchus são colocados em uma mesa improvisada na calçada da casa dele, com várias sacolas disponíveis. Ao lado da banquinha, uma placa indica que o produto é orgânico e que cinco unidades custam R$ 1.
 
A frase “Pagar aqui” foi escrita logo abaixo, com uma seta em direção a uma caixinha onde os clientes deixam o dinheiro e, quando necessário, pegam o troco, tudo sem a fiscalização de ninguém.

Adão Estevão Soares vende chuchus que cultiva em casa, em Valparaíso de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Adão Estevão Soares vende chuchus que cultiva em casa, em Valparaíso de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Clientela
 
O autônomo Rochael Ferreira conta que se tornou um cliente assíduo da banca do marceneiro. Ele passa pelo local todos os dias e, sempre quando pode, faz questão de comprar o legume e pagar em dobro, para valorizar a iniciativa que, segundo ele, inspira confiança e cooperação.
 
“Eu gosto muito de chuchu, e ainda é naturalzinho. Eu só espero que ninguém pegue o dinheiro que está ali”, disse.
 
A dona de casa Luzimar Soares comemora a ação, mas diz que tem medo de que alguém furte “o caixa” do marceneiro. “É interessante, agora não sei se tem alguém com coragem para deixar o dinheiro lá. Não vou deixar porque alguém vai pegar”, afirmou.
 
Banca de chuchu foi montada em frente à casa do marceneiro, em Valparaíso de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Banca de chuchu foi montada em frente à casa do marceneiro, em Valparaíso de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
 
 
Sitevip Internet