Notícias / Negócios

01/08/17 às 14:55

Adidas NMD: conheça o tênis futurista que conta com tecnologia inovadora

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Adidas NMD: conheça o tênis futurista que conta com tecnologia inovadora

Foto: Divulgação

Os produtos comercializados pela Adidas são utilizados pelos maiores esportistas do mundo, além de atletas amadores e profissionais. Não é à toa que a empresa está no top 3 das marcas esportivas mais valiosas do mundo, com um valor de mercado de US$ 7 bilhões, de acordo com levantamento divulgado pela Revista Forbes, em 2016. Entre os vários modelos de tênis desenvolvidos pela Adidas, está o NMD, uma das linhas mais recentes lançada pela companhia e que demonstra ser um dos maiores sucessos dos últimos tempos.
           
Para se ter uma ideia, só no primeiro dia de vendas do NMD, foram vendidos 400 mil pares. Com um design elaborado e casual, ele é feito para quem quer explorar todas as possibilidades do ambiente urbano, inclusive correr, já que vem com uma tecnologia que oferece conforto e segurança para os corredores. Buscando inspiração no passado para escrever o futuro, a marca construiu o design com base em três modelos dos anos 80: Adidas Micro Pacer (1984), Adidas Rising Star (1985) e Adidas Boston Super (1986).
           
Engana-se, no entanto, quem pensa que o Adidas NMD é apenas um tênis. Por causa do sucesso, a marca criou várias outras coleções, tanto de roupas quanto de acessórios. O artista Pharrell Williams, por exemplo, possui uma linha assinada com o nome dele, com várias cores e modelos do calçado. Mas o destaque mesmo fica para duas tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Adidas para os calçados: o sistema de amortecimento BOOST e o cabedal de Primeknit.

Tecnologia de amortecimento BOOST
           
Em 2013, a Adidas apresentava uma tecnologia que, segundo a marca, ia revolucionar o mercado de corrida. Denominado de BOOST, ela tinha a pretensão de corrigir problemas provenientes do EVA, o principal material utilizado em entressolas esportivas. Esse material tem mais durabilidade, é flexível e oferece um amortecimento e retorno de energia muito maior do que os calçados com EVA. Em pouco tempo, a tecnologia BOOST já fazia parte de vários modelos da Adidas, como é o caso do NMD.

Cabedal de PRIMEKNIT
           
O outro elemento tecnológico desse tênis é o cabedal de Primeknit, que rendeu uma disputa judicial entre a Nike e a Adidas para decidir quem tinha criado primeiro esse método de fabricação. Tirando os aspectos jurídicos, a questão é que esse tipo de calçado é confeccionado a partir de uma única peça de malha tricotada. Tal processo faz com que o cabedal – que envolve o pé – seja leve, confortável e tenha baixo peso. Assim como aconteceu com a tecnologia BOOST, o cabedal de Primeknit passou a fazer parte de diversos modelos da Adidas. Em conjunto, essas duas inovações fizeram com que o Adidas NMD fosse, ao mesmo tempo, um calçado com um design casual e com características próprias de um tênis de corrida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet