Notícias / Saúde

19/08/15 às 19:49

Como a alimentação pode interferir na saúde dos cabelos?

Aileen Rosik

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A máxima “você é o que você come” não poderia ser melhor ancorada nas mais recentes pesquisas científicas. Afinal, é da alimentação que o corpo consegue retirar todos os nutrientes, vitaminas e minerais para seu funcionamento saudável.
 
No caso dos cabelos isso não seria diferente. Eles refletem também o como funciona o organismo. Por isso, quem quer ter um cabelo sedoso e com brilho precisa se preocupar antes de tudo com o que está comendo.
 
Quem se interessa por uma alimentação saudável sabe que cada ingrediente impacta de maneira diferente no corpo. Uma alimentação balanceada, portanto, consegue fornecer tudo o que é necessário. Sem a necessidade, por exemplo, de produtos caros ou medicamentos. É o caso do ovo, um dos principais aliados na aparência dos fios.
 
A queratina, elemento formador dos fios, é feito basicamente de proteínas. Por isso, é importante ingerir boas fontes proteicas, como ovos, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, grãos integrais e alguns legumes como feijão e soja. Elas contribuem para que o cabelo se torne mais forte e consiga suportar também os possíveis danos do dia a dia.
 
No caso da queda do cabelo, que afeta milhões de pessoas, é preciso entender sua origem. Ela pode ser hormonal, mas também está centrada na dieta. Geralmente a falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6 justificam fios mais fracos. A complementação da dieta deve ser feita com feijão, banana, nozes, brócolis e alimentos integrais como a aveia.
 
Outro grande aliado na saúde dos cabelos são os vegetais de coloração alaranjada. Eles possuem o betacaroteno, que é o principal elemento conservador de vitalidade dos cabelos. Ou seja, no caso de quem deseja madeixas maiores, vale a pena investir em cenouras e abóbora, por exemplo. Eles contêm antioxidantes, fazem com que o bulbo capilar não tenha morte precoce e provoquem, além da queda, o embranquecimento. Vale a pena também os consumir sempre sem cozinhar, ou seja, crus na salada. Acompanhada de azeite, que é uma fonte de gordura boa para o corpo.
 
Em geral, uma boa alimentação que inclua corretamente todos os ingredientes de maneira balanceada já consegue garantir um aspecto excelente ao cabelo. Entretanto, no caso de alguma dificuldade ou de questões internas, como doenças ou intolerância a algum desses ingredientes, aposte nos cosméticos certos, como estes, que conseguem fornecer os nutrientes essenciais ao cabelo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet