Notícias / Educação

18/07/17 às 13:19

Vale a pena fazer uma pós-graduação? Descubra se essa formação é ideal para você!

Entender as exigências do mercado é fundamental para quem está pensando em cursar uma pós-graduação

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vale a pena fazer uma pós-graduação? Descubra se essa formação é ideal para você!

Foto: Divulgação

Há muito tempo, a formação em um curso de graduação deixou de ser um diferencial para recrutadores em processos seletivos. Os candidatos às vagas de trabalho precisam, agora, ir além. Afinal, embora a faculdade seja um passo importante para diferentes carreiras, esse tipo de curso oferece ao aluno uma formação ampla, porém, pouco especializada.

Um estudante do curso de Direito, por exemplo, tem pela frente cinco anos de estudos em que terá uma visão ampla sobre diferentes áreas do ramo relacionadas ao Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Penal e por aí vai. No entanto, aqueles que desejam seguir uma carreira promissora com certeza precisam especializar-se em apenas uma dessas vertentes. E é nesse momento que surge a necessidade de uma pós-graduação.

 Mas, afinal, todos os profissionais precisam de uma pós-graduação? Entenda mais sobre o assunto e descubra!
 
O que considerar antes de fazer uma pós-graduação

De fato, a obtenção de uma formação especializada é, para muitas carreiras, um grande diferencial. No entanto, definir o que estudar, qual o momento ideal para se matricular e qual a instituição de ensino adequada é a primeira fase para quem está pensando em um bom futuro profissional.

O interessado deve, primeiramente, pensar em seu objetivo profissional e depois analisar quais serão as etapas para alcançar esse propósito e, assim, avaliar se de fato cursar uma pós-graduação é a melhor opção. Afinal, para algumas pessoas, a realização de cursos livres e de atualização pode ser muito mais proveitoso do que uma pós-graduação propriamente dita.

Definir o momento adequado é, também, um ponto de atenção. É comum que muita gente termine a graduação e queira ir direto para um próximo curso. Mas, caso ainda exista alguma dúvida sobre qual carreira seguir, esse caminho pode não ser tão interessante, afinal, é provável que você faça um curso de maneira precipitada e sem proveito. Por isso, para quem ainda não tem certeza, vale a pena trabalhar por algum tempo, analisar as exigências do mercado e fazer a escolha certa.

 Por fim, a escolha da instituição é outra questão que não pode ser deixada de lado. A universidade selecionada deve estar de acordo com os objetivos, com a sua disponibilidade de horário e, também, com as suas condições financeiras. Vale saber que existem programas de bolsas de estudos para instituições como a Uniasselvi, por exemplo, com oportunidade de desconto em pós-graduação presencial ou mesmo a distância, para que o estudante selecione a opção que mais se adapta ao seu ritmo e estilo de vida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet