Notícias / Nacional

14/07/17 às 09:45

Conheça Melhor o Brasil - Ilha do Bananal: Maior ilha fluvial do mundo

Geografia News

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conheça Melhor o Brasil - Ilha do Bananal: Maior ilha fluvial do mundo

Com aproximadamente 25 mil km², a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo.

Foto: Divulgação

Situada na divisa entre os estados de Goiás. Mato Grosso e Tocantins é cercada por dois grandes rios: o Javaés e o Araguaia e atrai muitos visitantes para as cidades próximas, sendo os mais turísticos Pium, Caseara e Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

A Ilha do Bananal possui grande importância ambiental e cultural, uma vez que é um dos maiores santuários ecológicos do país com uma enorme diversidade de fauna e flora, fato que se dá pela região estar localizada na faixa de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.


 
A beleza natural do lugar faz com que o ecoturismo seja uma das principais atividades realizadas na região juntamente com a pesca esportiva, como acontece no município de Lagoa da Confusão além de ainda poder nadar, praticar esportes aquáticos e ainda conhecer projetos e iniciativa ambientais como o Projeto Quelônios que protege filhotes de tartarugas ameaçadas de extinção.


Foto: Jornal do Tocantins

Além disso também existem várias possibilidades de fazer trilhas, passeios turísticos em praias e lagos naturais e artificiais e em comunidades indígenas e locais históricos. Em Formoso do Araguaia (TO), maior município da região da Ilha do Bananal, a principal atividade é a observação de pássaros, atividade muito praticada, haja vista a diversidade de pássaros da região e pode também visitar o Projeto Rio Formoso, maior projeto de irrigação em terras contínuas da América Latina, entre outros.



A região é rica, cheia de diversidade e curiosidades, proporcionando aos turistas uma experiência única, tem bons hotéis, pousadas, camping, restaurantes, tudo para que quem chega à região queira voltar.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet