Notícias / Educação

13/07/17 às 19:53

5 métodos para ter disciplina durante os estudos nas férias escolares

Com maior disponibilidade de tempo, o recesso escolar pode ser o melhor momento para quem deseja ir bem no vestibular

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
5 métodos para ter disciplina durante os estudos nas férias escolares

Foto: Divulgação

Para muita gente, o período de férias escolares é sinônimo de relaxamento, descontração e séries em dia. No entanto, aqueles que estão pensando em prestar vestibular e ingressar em uma faculdade no próximo ano apostam no tempo livre para se organizar e colocar os estudos em ordem.

Esse estudante tem, em média, um mês, que pode ser muito bem aproveitado se ele tiver disciplina e dedicação com seus estudos. Se você também está se preparando para o futuro, confira aqui cinco dicas de concentração que ajudarão a alcançar seus objetivos!

1 - Faça um planejamento do que você pretende estudar nesse período

 
Para não perder tempo, é importante ter em mente os conteúdos que serão estudados nesse momento. Para isso, trace um objetivo: você pretende rever aquilo que já estudou até agora ou está pensando em fazer um intensivão do que costuma cair no vestibular?
Selecione somente a quantidade de disciplinas de que vai dar conta no tempo que tem. Afinal, um mês passa voando! Uma dica é focar os estudos naquilo que se tem mais dificuldade. Quem não é muito bom em produção de texto, por exemplo, pode dedicar esse tempo à produção redações e à leitura de assuntos da atualidade que tanto são cobrados em vestibulares.
 
2 -Organize o seu tempo e horário
 
Assim que definido aquilo que será estudado ao longo das férias, vale a pena organizar o tempo para não se perder e evitar dores de cabeça. Reserve algumas horas do seu dia, de acordo com a sua disponibilidade. E, se possível, divida essas horas em três etapas:
  • Aquisição de conteúdo, ou seja, esse é o momento em que de fato você irá ler, ver vídeos e pesquisar sobre o assunto.
  • Resolução de exercícios. Pratique aquilo que aprendeu!
  • Revisão do que foi estudado no dia. Não deixe a revisão para outro dia, para não acumular matéria.
 
O ideal é ter um horário fixo para cada uma dessas atividades. Assim, sua mente se acostumará com o ritmo e os seus parentes e amigos saberão que esse é o seu momento de estudos.

3 - Não exija demais de você mesmo

 
É certo que esse é um momento decisivo para alcançar seus objetivos com sucesso. No entanto, de nada adianta passar noites em claro ou horas demais estudando. O nosso corpo e a nossa mente precisam descansar e repor as energias, por isso, fora do horário de estudos, aproveite esse recesso para dedicar um tempo de descanso e de lazer. Uma boa dica é assistir a filmes que podem contribuir para seu aprendizado. Confira três opções interessantes:
  • A Lista de Schindler - Um clássico que ajuda a entender um pouco mais sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.
  • O Nome da Rosa - A adaptação da excelente obra de Umberto Eco demonstra como era parte da vida medieval na Europa;
  • Tempos Modernos - A lendária produção de Charles Chaplin é uma boa pedida para quem deseja saber mais sobre os aspectos da Revolução Industrial.
Assim, você não só vai relaxar a mente, mas também vai ficar por dentro dos assuntos que caem no vestibular!
 
4 - Deixe de lado as distrações!
 
O tempo que você separou para estudar deve ser encarado com seriedade e dedicação. Por isso, deixe de lado tudo aquilo que pode te distrair. Reserve um espaço na sua casa para seus estudos – preferencialmente, longe da televisão e do barulho. Evite utilizar o celular nesse momento e aproveite o uso da internet somente para pesquisas relevantes para o seu aprendizado.
 
5 - Encontre um bom método de estudo
 
De nada adianta passar horas estudando, porém, de modo pouco eficiente. Por isso, encontre o seu método de aprendizado. Elaborar resumos, por exemplo, pode ser uma maneira eficiente de entender as matérias. A prática de exercícios é outro ponto que não deve ser ignorado. Por fim, equilibre o seu próprio ritmo de estudos para evitar frustrações.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet