Notícias / Curiosidades

12/07/17 às 21:09

Como usar salto alto sem prejudicar os pés

Aline Matos

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como usar salto alto sem prejudicar os pés

Foto: Reprodução pixabay.com

Salto é lindo: alonga a silhueta e dá aquele toque de elegância e estilo únicos no look. Mas, como tudo na vida, o excesso pode prejudicar. De dores nos pés à problemas na coluna, o uso indiscriminado de sapatos de salto pode causar uma série de alterações no corpo. Saiba como usar corretamente e fique ainda mais linda sem prejudicar a saúde dos pés!

O que o uso de salto pode causar?
 
Três ou dez centímetros: qualquer que seja a altura do sapato, ela tende a modificar a biomecânica das passadas, tornando o caminhar mais lento e mais curto. Com isso, começam a acontecer os incômodos. Dores na planta dos pés, calosidades, dedos em forma de “garras”, joanetes, além de lesões no dedão por conta da sobrecarga.
 
A coluna também sofre. Lordoses (curvatura excessiva da coluna para a parte interna) e encurtamento dos músculos posteriores da perna são algumas das alterações mais comuns ocasionadas pelo uso excessivo do salto alto. Além disso, estando em cima do salto, entorses (torções do pé e tornozelo) são muito mais comuns, pois é mais fácil virar o pé durante o caminhar. Em casos mais graves, ligamentos podem até mesmo ser rompidos.

Qual tipo de salto é menos recomendado?
 
Quanto mais fino e mais alto, mais arriscado é o salto. Os belíssimos saltos agulha são os campeões, pois dificultam o equilíbrio durante o uso e podem causar quedas. Mas nem tudo está perdido: quando eles contam com uma “meia pata” na parte frontal, o problema diminui e o equilíbrio aumenta um pouco.
 
Os saltos em formato quadrado ou retangular são menos arriscados. Plataforma ou anabela são os mais recomendados, pois sustentam e distribuem melhor o peso do corpo.

Como diminuir os riscos sem abrir mão dos saltos?
 
Para continuar belíssima nas alturas mas sem sobrecarregar demais o corpo, alguma dicas são essenciais. Vai usar um sapato alto à noite? Adote uma sapatilha, um tênis ou uma plataforma baixa durante o dia. Trabalhou em cima do salto o dia todo? Chinelo baixinho ou até mesmo pés descalços logo que chegar em casa.
 
O uso de palmilha também ajuda a diminuir as dores e desconfortos, existem modelos ortopédicos específicos para usar com salto alto. Sempre coloque as pernas para cima quando chegar em casa, para estimular a circulação. Ao comprar um sapato novo, sempre prefira ir à loja no final do dia, quando o pé já está um pouco mais inchado normalmente.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet