Notícias / Água Boa

18/08/15 às 21:23

BR-158 ARAGUAIA: DNIT garante recuperação de trechos críticos no próximo mês

Naiara Martins

em colaboração com Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O DNIT dará início em setembro as obras de recapeamento do trecho de 50km da BR-158, entre o município de Água Boa até o entroncamento de acesso a Canarana (MT-326). As obras foram definidas após audiência com a participação do senador Wellington Fagundes, o superintendente do DNIT Orlando Fanaia, o deputado Estadual Baiano Filho e o presidente da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) e prefeito de Confresa Gaspar Lazari.   

Na oportunidade, os líderes questionaram o DNIT quanto à continuidade das obras de pavimentação do trecho restante de 29km entre Vila Rica até o rio Crisóstomo, divisa com o Pará. A pavimentação foi retomada em março de 2014, após quatro anos de paralisação e muitas cobranças junto ao DNIT. A licitação original trata de um total de 45km, dos quais 16km já foram asfaltados.  

Finalizando, o presidente da AMA Gaspar Lazari, acompanhado do prefeito de Canabrava Valdez Viana insistiram sobre a necessidade da implantação de redutores de velocidade no perímetro urbano dos municípios de Porto Alegre do Norte e Confresa, como também no entroncamento de acesso a Canabrava do Norte (MT-412). Os trechos têm registrado alto índice de acidentes, a maioria deles com o registro de vítimas fatais.  

CONTORNO MARÃIWATSÉDÉ – Baiano articula junto ao Ministério dos Transportes e ao DNIT em Brasília uma audiência para cobrar a continuidade das obras de pavimentação da BR-158. Em 2014 o DNIT/MT reassumiu a análise sobre os projetos relativos ao trecho de 180km contornando a reserva Marãiwatsédé. Apesar de discutir a formalização de uma cooperação entre Estado e Ministério dos Transportes, a permanência dos projetos junto ao DNIT foi a solução mais ágil para a conclusão das revisões. Apesar das longas e inúmeras tratativas, o órgão em nada avançou.  A expectativa é para que as obras sejam retomadas no formato de Regime Diferenciado (RDC), menos burocrático.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet