Notícias / Internacional

18/08/15 às 11:24

Melbourne é 'melhor cidade do mundo' para se viver; Rio fica em 91º

A cidade australiana de Melbourne foi considerada a melhor do mundo para se viver, pelo quinto ano seguido, de acordo com ranking divulgado nesta terça-feira.

O Rio de Janeiro foi a cidade brasileira melhor colocada entre as 140 pesquisadas, na 91ª posição, estável em relação ao estudo do ano passado. São Paulo, que estava empatada com o Rio em 2014, caiu para a 95ª colocação.

O levantamento anual é realizado pela consultoria Economist Intelligence Unit e considera fatores como estabilidade, serviço de saúde, educação, infraestrutura, cultura e ambiente, mas exclui o custo de vida.

As cinco melhores cidades foram Melbourne; Viena, na Áustria, Vancouver e Toronto, no Canadá; Adelaide, na Austrália; e Calgary, também no Canadá.

O estudo considerou como piores as cidades de Damasco, na Síria; Daca, em Bangladesh; Port Moresby, em Papua Nova Guiné; Lagos, na Nigéria; e Trípoli, na Líbia.

O estudo aponta que "parece haver uma correlação entre os tipos de cidades que ficam no topo do ranking. Elas têm melhor pontuação por serem cidades de médio tamanho em países ricos com uma densidade populacional relativamente baixa".

Sete entre as dez melhores cidades estão na Austrália e no Canadá.



Rio de Janeiro foi a cidade brasileira mais bem colocada no ranking



São Paulo caiu em relação ao ranking passado


As cidades brasileiras ficaram atrás da argentina Buenos Aires (62ª posição), da chilena Santiago (64ª) e da uruguaia Montevidéu (68ª), mas à frente da Cidade do México (106ª).

Além de São Paulo, outras cidades latino-americanas caíram no ranking. Segundo o estudo, a piora se deve à instabilidade econômica nestes países, como inflação alta, que tem gerado protestos, influenciando na avaliação de estabilidade.

"Adicionalmente, muitas cidades na América Latina sofrem de alta criminalidade, que também afetam a instabilidade", disse Jon Copestake da Economist Intelligence Unit.

O levantamento indica ainda que as grandes cidades "tendem a ser vítimas de seu próprio sucesso", já que a infraestrutura destes centros pode ficar sobrecarregada, além dos maiores níveis de criminalidade. Neste grupo, diz o estudo, estão Nova York, Londres, Paris e Tóquio.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Smithk473, em 17/09/15 às 12:20

    Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your weblog? My blog is in the very same niche as yours and my users would truly benefit from a lot of the information you present here. Please let me know if this alright with you. Thank you! gddckfeceeddfkge

 
 
 
Sitevip Internet