Notícias / Curiosidades

24/06/17 às 17:37

Egito descobre tumba de nobre de 3 mil anos e espera estimular turismo

Luxor, Egito (Reuters)

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Egito descobre tumba de nobre de 3 mil anos e espera estimular turismo

Arqueólogo na tumba de Userhat, no Egito 18/4/2017

Foto: REUTERS/ Sherif Fahmy

Arqueólogos egípcios desenterraram a tumba de um nobre de mais de 3 mil anos atrás, na última de uma série de grandes descobertas de relíquias antigas, que o Egito espera que irá reviver o turismo que foi afetado pela instabilidade política no país.

A descoberta, realizada próxima da cidade do Nilo de Luxor, é a tumba de Userhat, um juiz do Novo Reino. Ela consiste em um pátio aberto que leva a um salão retangular, um corredor e quarto interno, informou o Ministério de Antiguidades nesta terça-feira.

Em um dos quartos da tumba, arqueólogos encontraram uma coleção de manequins, máscaras de madeira e algumas tampas de sarcófagos. A escavação continua no segundo quarto.

No início desse ano, arqueólogos suecos descobriram 12 antigos cemitérios egípcios nas redondezas da cidade de Aswan, datados de 3.500 anos atrás.

Em março, o Egito desenterrou uma estátua de oito metros no subúrbio de Cairo que acredita-se ser do rei Psammetich 1.

Hisham El Demery, chefe da Autoridade de Desenvolvimento de Turismo no Egito, disse que o turismo estava aumentando e que descobertas como as de Luxor podem encorajar o setor.

“Essas descobertas são uma boa notícia para a indústria de turismo do Egito, o que é algo que nós realmente precisamos”, disse.

O turismo no Egito foi afetado pelos protestos em massa que derrubaram o então presidente Hosni Mubarak em 2011. Ataques de bomba de militantes também desencorajaram visitantes.

(Reportagem de Mohamed Mahrous e Arwa Gaballa)

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet