Notícias / Entretenimento

23/06/17 às 19:55

Férias de julho: como estimular brincadeiras e atividades para as crianças

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Férias de julho: como estimular brincadeiras e atividades para as crianças

Foto: Divulgação

As férias escolares estão chegando. Isso significa que as crianças ficarão mais tempo em casa, longe das aulas de educação física e das brincadeiras cotidianas com os amigos. Para evitar que elas fiquem sem fazer nenhum exercício neste período, é importante estimular a prática de algumas atividades para que a criança se movimente e gaste energia.

Brincadeiras clássicas

            A criatividade conta muito na hora de propor uma atividade para as crianças. Mas isso não significa que as brincadeiras tradicionais devem ser deixadas de lado. Pelo contrário. Elas são extremamente divertidas e nunca saem de moda. Nessa lista, podem ser incluídos o esconde-esconde, pega-pega, gato mia, pular corda, amarelinha e queimada.

Atividades mão na massa

            Já que falamos de criatividade, vamos aprofundar o tema neste tópico. Crianças possuem uma mente muito imaginativa. Para explorar esse aspecto, crie brincadeiras em que elas possam pintar, desenhar e imaginar. Você pode ajudá-las a criar brinquedos artesanais com produtos recicláveis, a personalizar roupas e até mesmo simular uma peça de teatro ou criar enredos e personagens para uma história.

Faça piqueniques

            Essa é uma ótima oportunidade para as crianças chamarem os amigos da escola que também estão de férias. O lugar não importa. Você pode estender uma toalha na varanda, no quintal, no jardim ou em um parque. O principal é promover a interação social entre os pequenos. Eles podem ajudar a preparar as comidas mais simples e os amigos também podem levar bebidas e outros quitutes.

Tênis de rodinha

            Os tênis de rodinha são aqueles calçados que têm uma rodinha no calcanhar. Assim como os patins, esses tênis divertem muito as crianças ao permitirem que elas deslizem em superfícies lisas e não só simplesmente andem. O ponto positivo é a possibilidade de retirar as rodas e transformá-los em tênis normais. Nessa atividade, é fundamental utilizar equipamentos de proteção, como capacetes e joelheiras, além de brincar apenas em locais apropriados.

Use a tecnologia

            O debate em torno das novas tecnologias e o impacto que possuem na saúde das crianças é grande entre especialistas e acadêmicos. O que se sabe é que o exagero pode, sim, torná-las mais sedentárias. Mas os recursos tecnológicos, se utilizados de forma adequada e equilibrada, são fortes aliados no desenvolvimento e no divertimento dos pequenos.
           
Existem apps e jogos extremamente interativos para smartphone, sem contar os videogames com sensores de movimento, como Wii e Kinect, que oferecem jogos nos quais o usuário deve realizar movimentos e se exercitar.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet