Notícias / Política

23/06/17 às 18:01

Projeto Pirarucu - Baiano participa de audiência pública neste sábado, 24, em São Félix

Naiara Martins

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto Pirarucu - Baiano participa de audiência pública neste sábado, 24, em São Félix

Foto: Divulgação

Um dos grandes incentivadores da cadeia produtiva do Pirarucu, o deputado estadual Baiano Filho estará presente na audiência pública a ser realizada neste sábado (24.06), às 9h, no Laboratório de Alevinos, localizado no Setor Diacuí, P.A. Mãe Maria, no município de São Félix do Araguaia.

O Projeto Pirarucu teve início em 2015, após um grupo de pequenos produtores buscarem o auxilio do parlamentar para a estruturação da atividade no Araguaia. O intuito dos produtores era transformar a cadeia do peixe em mais uma possibilidade de renda à agricultura familiar, envolvendo o maior numero de famílias da região. A partir de então, Baiano iniciou uma maratona no sentido de agregar parceiros ao projeto, como o então senador e atual Ministro da Agricultura Blairo Maggi que disponibilizou emenda para a construção de um frigorífico de peixes em Confresa.

Em paralelo, Baiano também buscou pela consultoria de técnicos, especializados na reprodução de peixes. Uma comitiva liderada por Baiano se deslocou para Porto Velho, em Rondônia, para conhecer o nascedouro do Projeto Pirarucu da Amazônia, desenvolvido pelo estado com a parceria do Governo Federal. O projeto é reconhecido nacionalmente, e tido como referência pela preservação da espécie e pela produção de grande escala e alta qualidade, atendendo inclusive às grandes chefes instalados no sul e sudeste brasileiro.         

O Pirarucu é um peixe nativo do Vale do Araguaia, contudo tem uma pesca esportiva predatória e a quantidade de peixe existente é insuficiente para manter o desenvolvimento econômico da região. A alternativa, conforme o parlamentar seria investir na criação da espécie em cativeiro, com a estruturação dos laboratórios para a captura de alevinos. “Existe um laboratório que não está completamente estruturado e para isso temos articulado junto ao governo investimentos na ordem de R$ 900 mil entre capacitação, assistência técnica e abertura de tanques escavados”, informou Baiano Filho. 

A audiência pública que irá debater o fomento da cadeia produtiva também terá a presença do secretário Nacional de Política Agrícola Neri Gueller, entre diversas autoridades do setor, prefeitos, vereadores e secretários da região.

De acordo com presidente da Câmara, Antônio Miranda, autor da audiência pública, no evento serão avaliados os pontos negativos e positivos, bem como sugestões relevantes para o fomento da cadeia produtiva da piscicultura na região Norte Araguaia. 

“O Legislativo tem um papel importante nas discussões do município. Será muito bom poder contar com a participação do deputado Baiano nessas discussões pelo conhecimento que ele tem e pela capacidade de articulação junto ao Governo do Estado para concretizar as ações voltadas ao desenvolvimento da nossa região”, avaliou o presidente da Câmara.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet