Notícias / Agricultura

18/08/15 às 09:01

MUTIRÃO RURAL: Programa atende família inteira em São Pedro de Joselândia

Juliana Bispo

Senar

Imprimir Enviar para um amigo
A família da pequena agricultora, Cleonice Weuner, chegou cedo a Escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Melgaço, no sábado (15.08), para participar do programa Mutirão Rural na comunidade de São Pedro de Joselândia, zona rural de Barão de Melgaço (113 Km de Cuiabá). Depois de passarem pela triagem, dona Cleonice solicitou a segunda via de documentos pessoais, a filha se consultou com o odontologista e o marido foi examinado pelo médico.  "Nem lembro mais qual foi a última vez que fomos ao médico", comentou a produtora.
 
Segundo ela, a maior dificuldade da população de Joselândia está na péssima condição da estrada que liga a comunidade a Capital mato-grossense. "Tudo é em Cuiabá", reclama. "São 110 quilômetros até Barão de Melgaço e um trecho de 60 km é só de terra. As condições são bem ruins, tanto que o ônibus gasta quase seis horas para passar. E ainda tem mais 113 km de asfalto de Barão a Cuiabá", conta Cleonice. "Descobrimos hoje que meu marido tem diabetes e se não fosse o Mutirão não sei quando iríamos saber disso", comentou.
 
 
A Dona Cleonice foi uma das 200 pessoas atendidas pelo Mutirão Rural, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com apoio da prefeitura municipal de Barão de Melgaço, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o Procon e o Detran. "O Mutirão vem sendo um verdadeiro sucesso graças a estas parcerias e estamos em busca de novos parceiros para oferecer mais serviços à população rural, que tanto precisa de atenção", avalia a gerente de Educação Profissional Rural da instituição Tatiane Perondi.
 
Ao todo, 1091 atendimentos foram registrados em Joselândia na lista de mais de 20 serviços que oferecidos como segunda via de documentos, atividades lúdicas sobre as leis de trânsito, direito do consumidor, palestra sobre a piscicultura, oficina de arte na pele, oficina de futebol, corte de cabelos entre outras. 
 
Esta foi a sexta comunidade rural visitada em 2015. A caravana da cidadania já passou pelas comunidades de Conselvan e Medalha Milagorsa (ambas do município de Aripuanã), Terceiro Assentamento (Castanheira), Águas Claras e Paranorte (as duas pertencentes a Juara). "Nos cinco Mutirões realizados este ano já foram contabilizados cerca de 10 mil atendimentos e quase 3 mil pessoas atendidas", confirma Tatiane. "A meta do Senar-MT é realizar 45 mutirões, atendendo mais de 9 mil pessoas e prestar uma média de 90 mil atendimentos até dezembro", adianta.  
 
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page  e a conta @senar_mt.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet