Referência no estado no período em que conduziu as políticas esportivas de Mato Grosso, o deputado estadual Baiano Filho participou, nesta segunda-feira (19.06), de uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa, voltada ao debate sobre a construção da Política Pública Estadual de Esporte e Lazer.
Requerida pelo professor e deputado estadual Allan Kardec, a audiência pública contou ainda com a participação de professores, estudantes e profissionais ligados aos setores esportivos, com expectativa de avanços no setor que hoje enfrenta dificuldades orçamentárias e de autonomia junto à gestão estadual, hoje vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
Para o deputado Baiano Filho, neste cenário de dificuldades financeiras, os gestores devem pensar em soluções criativas para que o esporte não deixe de estar presente no dia-a-dia da população, nas mais diversas faixas etárias.
Por outro lado, Baiano Filho defende que o governo tenha um olhar diferenciado sobre as políticas públicas de incentivo as práticas esportivas, com mais atenção às federações e às iniciativas propostas pela classe, a exemplo de jogos e campeonatos.
“Vivemos um momento de dificuldades, que pode até diminuir o ritmo dos investimentos, mas não podemos desconsiderar a importância do esporte no contexto social, valorizando cada modalidade esportiva e suas potencialidades", argumentou Baiano.
Presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-17), Carlos Eilert defendeu mais investimentos nas áreas. Atualmente, os setores contam com apenas 0,19% da Receita Corrente Líquida do Estado, o que equivale a R$ 39 milhões por ano. Ele defende que o percentual chegue a 0,3%, além da revisão do plano estadual de esporte, que é de 1999, entre outras medidas.
Em resposta, o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Leonardo Oliveira anunciou que o governo realizará conferências no segundo semestre desse ano para debater as leis que tratam dos setores em Mato Grosso. Na mesma linha seguiu o secretário-adjunto de Cuiabá Francisco Vuolo ao se referir ao município.