Notícias / Política

20/06/17 às 20:39

Incentivo ao Esporte - Baiano Filho defende maior autonomia na gestão das políticas esportivas

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Incentivo ao Esporte - Baiano Filho defende maior autonomia na gestão das políticas esportivas

Foto: JLSiqueira/ALMT

Referência no estado no período em que conduziu as políticas esportivas de Mato Grosso, o deputado estadual Baiano Filho participou, nesta segunda-feira (19.06), de uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa, voltada ao debate sobre a construção da Política Pública Estadual de Esporte e Lazer.

Requerida pelo professor e deputado estadual Allan Kardec, a audiência pública contou ainda com a participação de professores, estudantes e profissionais ligados aos setores esportivos, com expectativa de avanços no setor que hoje enfrenta dificuldades orçamentárias e de autonomia junto à gestão estadual, hoje vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Para o deputado Baiano Filho, neste cenário de dificuldades financeiras, os gestores devem pensar em soluções criativas para que o esporte não deixe de estar presente no dia-a-dia da população, nas mais diversas faixas etárias.

Por outro lado, Baiano Filho defende que o governo tenha um olhar diferenciado sobre as políticas públicas de incentivo as práticas esportivas, com mais atenção às federações e às iniciativas propostas pela classe, a exemplo de jogos e campeonatos.

“Vivemos um momento de dificuldades, que pode até diminuir o ritmo dos investimentos, mas não podemos desconsiderar a importância do esporte no contexto social, valorizando cada modalidade esportiva e suas potencialidades", argumentou Baiano.

Presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-17), Carlos Eilert defendeu mais investimentos nas áreas. Atualmente, os setores contam com apenas 0,19% da Receita Corrente Líquida do Estado, o que equivale a R$ 39 milhões por ano. Ele defende que o percentual chegue a 0,3%, além da revisão do plano estadual de esporte, que é de 1999, entre outras medidas.

Em resposta, o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Leonardo Oliveira anunciou que o governo realizará conferências no segundo semestre desse ano para debater as leis que tratam dos setores em Mato Grosso. Na mesma linha seguiu o secretário-adjunto de Cuiabá Francisco Vuolo ao se referir ao município.
  • Incentivo ao Esporte - Baiano Filho defende maior autonomia na gestão das políticas esportivas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet