Notícias / Nacional

14/06/17 às 18:23

Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

O 36º FIPe superou a própria marca junto ao RankBrasil com campeonato infanto-juvenil e obteve novo título através de torneio sênior

Assessoria RankBrasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

Foto: Assessoria

O 36º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), da cidade de Cáceres, superou a própria marca junto ao RankBrasil em 2017, de Maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil, com 1.854 participantes entre 6 e 12 anos de idade.

Reunindo 288 pessoas com mais de 60 anos de idade, os organizadores do evento também conquistaram outro recorde brasileiro, de Maior campeonato de pesca esportiva melhor idade. O torneio sênior aconteceu em 9 de junho e o campeonato infanto-juvenil no dia 10, ambos realizados com o sistema ‘pesque e solte’, na praia do Daveron, às margens do Rio Paraguai.
 
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente para contabilizar os números e fazer a entrega oficial dos troféus. Segundo ele, o evento infanto-juvenil foi muito bem planejado e executado, e a organização contou com uma equipe maior comparada com os outros anos. “Devido ao tempo nublado, o alto índice de participação para a superação do recorde foi surpreendente, lembrando que a marca anterior era de 828 pessoas”.
 
Em relação ao torneio sênior, ele destaca o número expressivo de participantes, considerando que o desafio envolveu a melhor idade e o tempo estava chuvoso. “Foi um recorde muito bonito e deu para perceber que a população ficou bastante animada com o campeonato”, afirma.
 
Conforme André Couto, que é turismólogo da Secretaria de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR) do município de Cáceres, a maioria dos participantes do campeonato infanto-juvenil foram crianças da rede municipal de ensino, integrantes do projeto ‘Aprendendo a pescar, pescando’. “O torneio também recebeu alunos da rede privada de ensino e da rede estadual”.
 
O turismólogo explica que as crianças representam o futuro, por isso a importância de trabalhar com elas a conscientização ambiental. “Através delas a certeza de edificar um mundo melhor pra todos nós é reflexo de nossas ações. Ajudar a construir uma sociedade mais justa e consciente é papel fundamental da organização do evento, bem como de toda a sociedade”, destaca.
 
Já o torneio sênior, segundo André, além de contribuir com a preservação ambiental teve a intenção de inserir pessoas da melhor idade no convívio social. “Estes recordes refletem a importância da política da inclusão social motivando, valorizando e respeitando os idosos, bem como a política ambiental que ressalta entre as crianças a importância em preservar a fauna e flora do Pantanal”.
 
O turismólogo diz ainda que a adesão das pessoas nas provas aferidas pelo RankBrasil fortalece a imagem da cidade de Cáceres como destino turístico, “sempre preocupada com o equilíbrio entre gerações futuras e meio ambiente”.
 
‘Aprendendo a pescar, pescando’
O projeto contemplou alunos de 6 a 12 anos, que participaram de oficina sobre preservação ambiental e pesca esportiva, recebendo uma mini apostila, além de isenção da taxa de inscrição do campeonato, ganhando sacochila, boné e camiseta.
 
Segundo André, o objetivo foi promover a conscientização e sensibilização dos alunos da rede municipal de ensino (ensino básico e fundamental) para a prática da pesca esportiva, com base na valorização da modalidade pesque e solte. “Este projeto só foi possível devido a uma grande colaboração dos servidores da SICMATUR, o apoio financeiro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e Secretaria Municipal de Educação (SME)”, diz.
 
FIPe
A 36ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de equipes de várias partes do Brasil e também de outros países, e público aproximado de 150 mil pessoas.
 
O evento contou com campeonatos de pesca, shows musicais, oficinas com materiais recicláveis, palestras, atividades esportivas, feira multissetorial, entre outras atrações.  De acordo com André, além de preservar o meio ambiente com foco na diversidade das espécies de peixes da bacia Paraguai/Paraná, o evento gera vários postos de trabalho, fomentando a economia local.
  • Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet