Artigos / Eduardo Gomes

04/01/18 às 17:42

De JK e Pelé

Pelas frestas das telhas entrava o clarão do farol do trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Na descida, abarrotado, rumo Sul, sua passagem fazia o assoalho de tábuas de peroba tremer; com o tremor meu berço balançava. No sentido inverso, vazio, passava despercebido durante o dia, pois não provocava o treme-treme nas casas; mas à noite, indiferente a isso, a claridade que iluminava seu caminho tomava conta da pequena Barra do Cuieté, de Conselheiro Pena, Minas, perto do Espírito Santo, e onde o atrevido rio Doce engole seu afluente Caratinga.

Do berço pra cama de menino e adolescente, sempre estive perto dos trilhos testemunhando o minério de ferro de Minas nos vagões da Companhia Vale do Rio Doce, agora Vale, seguindo para o Espírito Santo, sua parada final no Brasil, antes de ganhar o mundo.

Em 2016 a exportação brasileira desse minério alcançou 373,96 milhões de toneladas com faturamento de US$ 13,2 bi (FOB). Em Minas, o Quadrilátero Ferrífero (Itabira e adjacência) respondeu por 60% dessa dinheirama; e a maior parte dessa montanha mineral chegou ao porto em Vitória por essa ferrovia.

Minas, Estado mais politizado tem forte sindicalismo, principalmente na representação da cadeia mineral. Políticos e sindicalistas sabem da importância da exportação do minério e também da relevância do parque industrial (sídero-metalúrgico). De igual modo entendem que o volume explotado tem no mercado internacional sua principal destinação, pois a demanda interna é pequena. Mais: compreendem que os endinheirados compradores impõem regras que se não forem cumpridas levarão seus dólares para outros polos minerais.

Não é segredo para ninguém que o importador quer a matéria-prima para beneficiá-la em seu país visando a geração de empregos. É assim com o minério e também com a soja e as demais commodities primárias.

Acompanho manifestações de ditos experts e textos de ditos formadores de opinião brigando para que Mato Grosso esmague a soja e exporte seus produtos finais para a China, Holanda e outros países. Tal conduta ou resulta do desconhecimento ou é discurso para justificar bandeira de contestação.

Lamento o acomodamento das entidades representativas do agro e a omissão do governo estadual quanto ao questionamento do modelo exportador, que abre caminho para luta de classes e que nem Deus sabe até onde irá.

Espero que em 2018 a Famato, Aprosoja, AMPA, Fundação MT, Pedro Taques, Assembleia Legislativa e a bancada federal saiam da moita e defendam o modus operandi de nossa balança comercial, antes que a verdadeira conspiração em curso satanize a leguminosa de origem chinesa Glycine max que revolucionou a economia mato-grossense tanto quanto o minério de ferro fez na terra de  Clara Nunes, Tiradentes, Santos Dumont, JK e Pelé.
Eduardo Gomes

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes é jornalista e escritor
.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet