Artigos / João Baptista Herkenhoff

01/09/17 às 09:55

A profissão de nutricionista!

Trinta e um de agosto é o Dia do Nutricionista. A data relembra 31 de agosto de 1949, quando foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas.
 
O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Planeja e avalia políticas de alimentação, produz conhecimento sobre nutrição e orienta a população sobre boas práticas alimentares. Seu importante trabalho reduz os riscos causados por uma alimentação inadequada.
 
Diz a sabedoria popular, com muito acerto, que algumas pessoas morrem de fome e outras morrem por comer demais.
 
Há quase três decênios, uma Comissão de Inquérito do Congresso Nacional concluiu que quase metade da população brasileira não tem o que comer.
 
Certamente os índices atuais não são os mesmos, mas a fome continua matando pessoas.
 
Como verdadeiro Profeta, disse Herbert de Souza, o nosso Betinho – a fome tem pressa.
 
Esse gigante franzino, mais que qualquer outra figura da sociedade brasileira, estava destinado a ser o líder natural de uma cruzada contra a fome.  Condenado a morrer, Betinho lutou pela vida. E hoje morto, continua vivo como símbolo.
 
Outro Profeta contra a Fome foi Josué de Castro, médico, pesquisador e professor, nascido no Recife em 1908.
 
Josué de Castro estudou Medicina no Rio de Janeiro. Em 1929, já formado, volta para o Recife, preocupado com as condições de saúde da população. Desenvolveu pesquisas sobre alimentação e habitação em diversos bairros operários da capital pernambucana.
 
Seus estudos o levaram a descobrir que a fome era uma verdadeira catástrofe social.
 
Parecem-nos chocantes as sociedades que estabelecem a existência de "párias". Mas temos, na estrutura da sociedade brasileira, "párias" que não são expressamente declarados como tais, mas que "párias" são em verdade. São "párias" e têm seus descendentes condenados à condição de "párias". São "párias" porque estão à margem de qualquer direito, à margem do alimento que a terra produz, à margem da habitação que a mão do homem pode construir, à margem do trabalho e do emprego, à margem do mercado, à margem da participação política, à margem da cultura, à margem da fraternidade, à margem do passado, do presente, do futuro, à margem da História, à margem da esperança.  Só não estão à margem de Deus porque em Deus confiam.
 
Em 1964, o Presidente João Goulart foi deposto por um golpe militar e Josué de Castro teve seus direitos políticos cassados. Exilou-se em Paris e foi professor de Geografia na Universidade de Vincennes. Esse grande brasileiro faleceu em 1974.
João Baptista Herkenhoff

João Baptista Herkenhoff

João Baptista Herkenhoff é juiz de Direito aposentado (ES), possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Espírito Santo (1958), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e livre docência na Ufes (1979). Pós doutorado em Wisconsin (1984) e na Universidade de Rouen (1992).

Atualmente é Coordenador Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá no Espírito Santo e Professor Pesquisador da mesma instituição e m
inistra cursos de pequena duração sobre Direitos Humanos.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet