Artigos / Juacy da Silva

24/09/23 às 08:49

Dia Mundial dos Rios 2023

“O Dia Mundial dos Rios é celebrado hoje, 25 de setembro. Criado em 2005 para comemorar o lançamento da “Water for Life Decade”, (Década da Água para a Vida), da Organização das Nações Unidas (ONU), celebra-se anualmente no quarto domingo de setembro desde então.
 
O desmatamento, as queimadas e a destruição da biodiversidade da Amazônia, por exemplo, estão afetando e secando “os rios voadores” e interferindo severamente no regime de chuvas e no clima das demais regiões do Brasil, principalmente do Sudeste e do Centro Oeste e, também, afetando diretamente os diversos aquíferos (reservas de águas subterrâneas) como o aquífero guarani.

Os Rios são importantes, vitais para a sobrevivência da humanidade, da biodiversidade e dos sistemas de produção e para o consumo humano, guardam uma estreita relação com as questões das águas, do uso do solo  e das florestas; e, neste contexto estão também relacionados com diversas outras questões ambientais, como poluição urbana, degradação ambiental, represas e construções de hidrelétricas, resíduos sólidos (lixo), urbanização e, claro, com as mudanças climáticas, destruição das nascentes e das matas ciliares, erosões e resíduos industriais, de agrotóxico e, principalmente, nas médias, grandes cidades e regiões metropolitanas e aglomerados urbanos pelos esgotos que são lançados nos  rios e demais cursos d’água, transformando os rios e seus afluentes em grandes esgotos a céu aberto e imensas lixeiras, que acabam sendo carreados para os mares e oceanos.

Em várias partes do mundo, como, por exemplo, na Amazônia e outras regiões do Brasil os rios são fundamentais para o transporte de pessoas e de cargas e, históricamente, foram as vias de penetração que consolidaram o território brasileiro, diversas cidades em todos os países, como são os casos de Cuiabá, Corumbá e Cáceres, surgiram e prosperaram `as margens dos rios.

Neste momento em que é celebrado em mais de 190 países e territórios o Dia Mundial dos Rios, o noticiário nacional tem destacado que diversos e grandes rios da Amazônia estão secando, impossibilitando ou dificultando a navegação e o abastecimento de água, principalmente, para consumo humano, o que demonstra a necessidade de um cuidado melhor com o meio ambiente em geral , com as águas e, principalmente com os Rios, os córregos e demais cursos d’água que integram as Bacias Hidrogáficas.

Apesar da importância dos rios, os mesmos, em todos os países estão passando por um processo de degradação e morte, como os Rios Tietê em SP, o Rio Doce (Minas Gerais e Espírito Santo), o Cuiabá, em Mato Grosso, o Paraiba do Sul e vários outros pelo Brasil afora.

No caso do Rio Cuiabá e de vários outros que estão sendo objeto da ganância de grupos econômicos que visam simplesmente privatizar nossos rios para a geração de energia, acabam afetando a vida de milhares de famílias que dependem do rio para a sobrevivência e está ferindo de morte o nosso Pantanal, que , pela sua exuberância, foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, é importante que a população se mobilize para lutar em defesa dos Rios, dada a sua importância para a sobevivência de dezenas, centenas de milhares ou milhões de pessoas.

“A data tem como propósito celebrar as linhas de água doce naturais de todo o mundo e enfatizar os valores dos rios para a nossa vida quotidiana. O objetivo é aumentar o conhecimento das populações sobre os rios e conscientizá-las para a importância destes recursos, alertando para a necessidade da sua boa gestãoproteção e preservação”. Fonte: Site Tempo
 
Sendo os rios a maior fonte de água doce que é a base da vida no planeta, a degradação e morte dos mesmas, contribuem para a escassez , o uso abusivo e inadequado da água e constituem uma ameaça crescente à proteção do meio ambiente e à própria humanidade. Apenas através de uma consciencialização sobre os riscos que os rios correm e só com o envolvimento ativo de todos na procura de soluções, é possível garantir a preservação deste recurso fundamental.
 
Lutar em defesa dos rios é lutar em defesa das florestas e da vida. Sem rios vivos não existe água de qualidade e abundante e sem água não existe vida.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet