Artigos / Telma Cenira Couto da Silva

10/07/22 às 11:00 / Atualizado: 10/07/22 às 11:04

Super-Lua em 13 de julho

Foto: Divulgação

Preparem as suas câmeras!  Ao entardecer do dia 13 de julho, uma Super-Lua surgirá deslumbrante no céu à frente da constelação de Sagitário.

Uma Super-Lua ocorre quando a Lua, na fase cheia, está próxima ao perigeu: o local da sua máxima aproximação à Terra durante a sua órbita elíptica em torno do nosso planeta.

Para que uma Super-Lua ocorra, o centro da Lua precisa estar a menos de 360.000 km do centro da Terra. De acordo com essa definição, a Super-Lua que ocorrerá em 13 de julho será a segunda, a última, e também, a que estará mais próxima ao perigeu neste ano.

A passagem da Lua pelo perigeu e o início da fase cheia dificilmente  ocorrem simultaneamente. No dia 13 de julho a Lua passará pelo perigeu às 6h06 e entrará na fase cheia às 15h38 no horário de Brasília. Para os que seguem o fuso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia, entre outros estados, esses horários equivalem a 5h06 e 14h38, respectivamente.

Isso indica que, ao se pôr, no alvorecer do dia 13, a Lua estará mais próxima ao perigeu, porém, quase, mas não ainda, na fase cheia. A Lua que surgirá no anoitecer de 13 de julho já estará na fase cheia, uma Super-Lua. Tanto na madrugada do dia 13, quanto ao anoitecer desse dia, a Lua estará majestosa no céu, digna de ser admirada. Esse será o melhor dia de sua observação, porém, ela já estará muito bela ao anoitecer do dia 12 e continuará esplendorosa no amanhecer do dia 14.

Por ilusão de óptica, a Lua parece maior quando está próxima ao horizonte. Então, será melhor observá-la quando ela estiver se levantando no céu, ou, quando estiver se pondo. A Lua irá se levantar entre o leste e o sudeste e, se pôr, entre o sudoeste e o oeste.

Aproveite para observar o espetáculo. Após esta, a próxima Super-Lua só ocorrerá em primeiro de agosto de 2023.
 
PS: Como Lua é grafada com maiúscula em textos de astronomia em português, eu não posso escrever “superlua” para o fenômeno. Em inglês, escreve-se “supermoon”. Nos Estados Unidos a Lua cheia de julho é chamada de Lua dos Cervos. Para não copiar nomes sazonais de outros países e que não têm nada a ver com a nossa cultura, eu sugiro que ela seja conhecida como Lua das Onças Pintadas!
Telma Cenira Couto da Silva

Telma Cenira Couto da Silva

Telma Cenira Couto da Silva, doutora em Astronomia (IAG – USP) e professora aposentada da UFMT.
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet