Artigos / Paiva Netto

18/02/22 às 15:13

Desserviço dos mistificadores

Nosso trabalho visa à sublimação da Religiosidade, que não se posiciona como concorrente das religiões nem se apresenta na forma de uma trave na garganta dos que consideram o ensino religioso um retrocesso. Infelizmente, existe esse velho perigo, tendo em vista a lamentável luta secular pela hegemonia desencadeada por algumas crenças. Abro parênteses para reforçar que de nenhum modo compactuamos com qualquer postura opressiva, intolerante ou segregadora no campo sagrado da Fé e em outras áreas. Promovemos, isso sim, a convivência pacífica e ecumênica como bom futuro para todos. 

Prosseguindo em nosso raciocínio, devemos compreender que a Espiritualidade é algo inerente aos indivíduos. Brado há décadas: estamos corpo, mas somos Espírito. Conforme escrevi em um artigo na Folha de S.Paulo, de 9 de agosto de 1987, e mais tarde no livro Mãezinha, deixe-me viver! (1989), não se pode eternamente impedir a manifestação daquilo que nasce com o ser humano, mesmo quando ateu: o sentido de Religiosidade, que se expressa das mais variadas formas altruísticas. Para além do debatido determinismo histórico — em resumo, a visão de que nossas ideias são determinadas pela nossa situação histórica —, trata-se, acima de tudo, do Determinismo Divino, de que nos falava Alziro Zarur (1914-1979), saudoso Proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Antes que fatalmente a Ciência conclua em laboratório a perenidade da Vida, cumpre à Religião, jogando no lixo preconceitos e tabus milenares, não temer falar, com maior objetividade, sobre o prosseguimento do Espírito após a morte, e pesquisar o Mundo Invisível para valer

O espírito de Religiosidade sobrevive à descrença dos irmãos céticos e, o que é mais difícil, ao desserviço dos mistificadores. 
Paiva Netto

Paiva Netto

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. Contato: paivanetto@lbv.org.br
Site: www.boavontade.com
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet