Início Meio Ambiente Rio+20: Embrapa desenvolve projetos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Enquete

Quem será o campeão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Água Boa dia 26/05?
 
Notícias de

----------------------------------------

----------------------------------------

Contato

Acesse nosso Canal


 

Redes Sociais

 

ACESSE NOSSO PERFIL NO

Festas e Eventos

Abertura XIX Jogos Escolares de Água Boa

 

Show Gospel da dupla Daniel e Samuel em NX

 

Cruz Peregrina e Ícone de Maria em Água Boa

 

Escolha da Rainha da Expovale 2012

 

Marcos e Fernando em Canarana-MT

 

CARNABOA 2012

 

Residências de
Água Boa - 02

 

Residências de
Água Boa - 01

 

Mais fotos AQUI

Classificados ABNews

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOS:

É SIMPLES, RÁPIDO e GRÁTIS !

[ CLIQUE AQUI]

Anúncios Classificados

Previsão do Tempo

Acesso Restrito



On-Line Agora

Nós temos 2149 visitantes online

Notícias RSS

Banner Patrocinado

 

PESQUISE NO SITE ÁGUA BOA NEWS - Digite no campo abaixo e clique em "Pesquisar"

  

 

 


 -----------------------------------

Rio+20: Embrapa desenvolve projetos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fator Brasil   
Qui, 28 de Junho de 2012 22:46

No momento em que é realizada, no Rio de Janeiro, a mais importante reunião mundial onde delegações de mais de 190 países estão discutindo sobre o futuro do nosso planeta, a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostra como está atuando, em parceria com outras instituições do Governo Federal, para reduzir e controlar o desmatamento na Amazônia.

Uma das formas de atuação da Embrapa na Amazônia é por meio dos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo executados em suporte à Operação Arco Verde, uma ação interministerial que realiza ações em 43 municípios dos Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

A Embrapa Produtos e Mercado, juntamente com a Embrapa Amazônia Oriental e a Embrapa Agrosilvopastoril, Unidades Descentralizadas da Embrapa, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desenvolvem projeto com o objetivo de organizar o sistema de produção de sementes e mudas nativas amazônicas, desde a seleção de áreas destinadas aos viveiros até a certificação do material resultante, de forma a alcançar a recuperação das áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente de oito municípios do programa Arco Verde. Estão sendo realizadas ações para a organização da cadeia, implantação de áreas de coleta de sementes e infraestrutura de produção de mudas com o objetivo de legalizar os viveiros e profissionalizar a atuação dos coletores de sementes.

O objetivo da produção de sementes e mudas - além de recompor o passivo ambiental amazônico - é proporcionar aos agricultores familiares uma alternativa de renda. A ação é realizada no Pará, nos municípios de Marabá, Itupiranga, Pacajá e Paragominas, e, no Mato Grosso, em Querência, Peixoto de Azevedo, Nova Ubiratã e Confresa. Ao final, a ação deverá beneficiar 7.094 famílias, com a implantação de 95 viveiros satélites e 16 áreas de coleta de sementes (ACS)>>>

Durante 2010 e 2011, as ações do projeto se concentraram nos municípios de Marabá, no Pará, e em Confresa, no Mato Grosso. Em Marabá, a ação ocorre em nove projetos de assentamento, com a implantação de 19 viveiros. Outros dez projetos de assentamento estão sendo envolvidos para implantação de mais 11 viveiros. Além disso, já foram implantadas áreas de coleta de sementes em três diferentes projetos de assentamento do município. Foram realizados, também, dois cursos de capacitação sobre o tema, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre agricultores familiares e extensionistas. A execução do projeto está ocorrendo a partir de parcerias com agentes locais, como Prefeitura Municipal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), movimentos sociais e organizações produtivas do município.

No município matogrossense de Confresa foram selecionados sete projetos de assentamento onde uma equipe de técnicos da Embrapa, Prefeitura Municipal, Emater e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) está trabalhando para a implantação de 12 viveiros e duas áreas de coleta de sementes. Com a implantação dos viveiros e o treinamento dos assentados, o grupo poderá repassar as técnicas aprendidas aos demais moradores da comunidade. O sistema de organização de produção de mudas florestais nativas proposto pelo projeto está sendo usado como modelo a ser replicado a outros projetos nos diversos biomas brasileiros, além de ser um forte subsidio à implementação da nova legislação de sementes e mudas florestais e ao novo Código Florestal. [www.embrapa.br/cultivares].

 

Guia Empresarial de Água Boa

Quer divulgar sua empresa com as demais neste espaço?

Clique AQUI e saiba como

BANNER PATROCINADO

 

 

Publicidades

 

 

 

 

 


TOP 10 VÍDEOS

MAIS ACESSADOS DO NOSSO CANAL

Passe o mouse e clique nas imagens para assistir

Pai e Filho presos com notas falsas

Mais vídeos?

Acesse nosso canal:

Links Patrocinados