Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/17 às 09:42 | Atualizada: 17/05/17 às 20:37

Moradores de Nova Xavantina percorrem ‘O Caminho de Santiago de Compostela’

Gilmar Paiva de Amorim e sua esposa Maria Coeli Pessoa de Lima, percorreram 213 km em oito dias no mais famoso percurso de peregrinos no mundo - O Caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Gilmar é policial civil e sua esposa Maria Coeli é promotora de justiça; ambos lotados em Nova Xavantina.

Segundo Maria Coeli, em publicação no Facebook, foi uma experiência libertadora de superação. “Depois de muito esforço, dor, alegrias e novos amigos, chegamos a Santiago de Compostela! Experiência libertadora de superação. Sensacional.”, comentou.

O caminho é percorrido por várias pessoas do mundo. Em Nova Xavantina, o advogado Dr. Tarcísio já foi em duas ocasiões. Uma de bicicleta e outra a pé.

Uns o percorrem por questões de fé, alguns para pagar promessa ou pedir uma graça, outros pela peregrinação em si e há os que vêem no Caminho uma metáfora de suas próprias vidas. Há aqueles que simplesmente vão a ele como a um belo roteiro turístico ou como um desafio a si mesmos ou por uma infinidade de outras razões.

Seja qual for a razão, a peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela é um tempo de reflexão, uma imersão numa vida simples: tudo de que se precisa cabe numa mochila, dormir em albergues com o mínimo de conforto e confraternizar com outros peregrinos, compartilhando atos de solidariedade e fraternidade.

Passada a preocupação natural dos primeiros dias – onde dormir, onde comer, como não se perder -, aos poucos o peregrino vai se tornando mais atento a seus pensamentos, sentimentos e vivências. Ao permitir-se aprofundar em suas questões internas, desenvolve um grau de consciência mais apurado, mais intenso e mais presente em suas ações.

A quem se permite, esse mergulho em si mesmo resulta numa profunda experiência espiritual, que torna o Caminho realmente sagrado.

Imagens de Moradores de Nova Xavantina percorrem ‘O Caminho de Santiago de Compostela’
Imprimir