Imprimir

Imprimir Notícia

16/05/17 às 22:48 | Atualizada: 17/05/17 às 09:22

Projeto Campos do Araguaia irá apoiar a intensificação restaurar de 130 mil hectares de pastagens no Médio Araguaia

O Médio Araguaia, zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, é uma das regiões produtoras de gado de corte mais antigas do estado de Mato Grosso. A pecuária ocupa aproximadamente dois milhões de hectares de pastagens, e, embora não existam dados sistematizados sobre o desmatamento, a ocorrência de baixos índices de lotação contribui para que as taxas de desmatamento continuem elevadas. Na ausência de boas práticas agropecuárias (BPA), pastagens acabam sendo degradadas, reduzindo sua capacidade de lotação e aumentando a pressão pela abertura de novas áreas para pastagem.

O projeto Campos do Araguaia, uma parceria do Grupo Roncador/Agropecuária Água Viva e a The Nature Conservancy (TNC), com apoio da Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), visa promover e apoiar a intensificação sustentável da pecuária e a adequação ambiental das propriedades rurais da região, por meio da recuperação ou reforma de pastagens degradadas e da restauração da vegetação nativa em 50 propriedades rurais de nove cidades da região.

O projeto, iniciado em julho de 2016, já vem apresentando resultados positivos, somando a adesão de uma dezena de produtores que desejam aderir e contribuir com a intensificação sustentável da pecuária em suas propriedades.

“A partir dos resultados iniciais dos primeiros eventos do projeto Campos do Araguaia, pode-se dizer que a receptividade na região está sendo muito boa visto que tivemos a assinatura das primeiras ‘cartas de intenção’ no Dia de Campo realizado em 8 de abril, na Fazenda Água Viva. O alinhamento entre o setor produtivo e o setor ambiental é o ponto de partida para a construção de um setor mais sustentável e responsável com o meio ambiente”, explica Caio Penido Dalla Vecchia, Diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade do Grupo Roncador.

Na Fazenda Água Viva, em Cocalinho/MT, duas áreas estão sendo trabalhadas como Unidades Demonstrativas do projeto Campos do Araguaia: uma para Restauração Florestal, com plantio total de mais de 40 tipos de espécies de árvores nativas, e outra para Intensificação da Pecuária.

“O projeto Campos do Araguaia se integra aos demais projetos em implantação pela Liga do Araguaia, reforçando o componente ambiental deste movimento nascido de produtores da região, numa experiência pioneira de desenvolvimento regional sustentável a partir da adoção de um novo paradigma de produção que contribuirá para o crescimento sustentável do Médio Vale do Araguaia”, diz José Carlos Pedreira de Freitas, consultor do Grupo Roncador para Sustentabilidade e Responsabilidade Social levada à estratégia de negócios.

A intensificação e a recuperação de pastagem estão entre as metas da estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir), de Mato Grosso, bem como o restauro de Áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas, em uma área total de 1 milhão ha até 2030. “Esse conjunto de metas tem como objetivo expandir a produção local, trazer os agricultores que estão excluídos e desenvolver ações, além de captar recursos financeiros”, aponta Fernando Sampaio, Diretor Executivo do PCI.

Cristiane dos Santos Menino, proprietária da Fazenda Conquista, em Nova Nazaré/MT, foi a mais nova participante a aderir ao projeto, pelos benefícios que trará para sua propriedade. “Receberemos a equipe técnica para entender o que precisa ser feito. Teremos apoio para desenvolver as ações e atender as exigências necessárias, com clareza e dentro da legislação ambiental. É um projeto sério que nos apresentará informações precisas e técnicas”, afirma.

Para Gina Timóteo, coordenadora da TNC em Mato Grosso, a parceria com as entidades promove um apoio maior à gestão do produtor e à conservação ambiental. “Estamos focados em construir soluções e desenvolver relações de confiança”, comenta.

Daniela Mariuzzo, Líder do Programa de Territórios da IDH no Brasil, esclarece que o Projeto Campos do Araguaia reforça o compromisso da organização em colaborar com o plano de desenvolvimento sustentável do estado de Mato Grosso, PCI.

O projeto Campos do Araguaia irá beneficiar, até dezembro de 2018, mais de 130.000 hectares de pastagens, com planos de intensificação, boas práticas e monitoramento de 500 hectares de floretas em processo de restauração de APP, influenciando outras propriedades e fortalecendo a cadeia de restauração.

Sobre a IDH - A Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas inovadoras, organizações da sociedade civil e governos em parcerias público-privadas para transformar mercados no sentido de alcançar produção, comércio e consumo com maior sustentabilidade ecológica e social. A IDH opera globalmente em 11 setores de commodity e em 12 territórios em mais de 40 países. Com seus mais de 500 parceiros, a IDH desenvolve, conduz, co-financia e avalia modelos de negócios inovadores que têm o potencial de gerar sustentabilidade, do nicho ao convencional. www.idhsustainabletrade.com.

Sobre a TNC - A The Nature Conservancy é a maior organização sem fins lucrativos de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas. Saiba mais sobre a TNC em http://www.tnc.org.br

Sobre o Grupo Roncador - O Grupo Roncador iniciou suas atividades em 1978, ano em que seu fundador, Pelerson Soares Penido, adquiriu as primeiras terras no estado de Mato Grosso. A Fazenda Roncador, sediada em Querência, MT, está entre as grandes propriedades rurais produtivas do país. Referência em pecuária de corte na região do Vale do Araguaia, o Grupo Roncador trabalha em suas duas fazendas com cria, recria e engorda de gado e possui um plantel de aproximadamente 50 mil animais das raças nelore, angus, rubia gallega, caracu e araguaia. Em 2008, a Fazenda Roncador iniciou o plantio de soja no sistema integração lavoura-pecuária. Na Fazenda Água Viva, localizada em Cocalinho, MT, estão concentradas as principais iniciativas de desenvolvimento de um modelo de pecuária sustentável acessível a ser replicado aos vizinhos e parceiros da região, no intuito de disseminar práticas sustentáveis de produção para toda a região. Saiba mais em http://www.gruporoncador.com.br.
Imprimir