Imprimir

Imprimir Notícia

07/05/17 às 11:30

Nova Xavantina - Projeto Rio Limpo Rio Lindo conclui 200 km de limpeza do Rio das Mortes neste domingo

Membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo concluíram na manhã deste domingo, 07, mais uma etapa do trabalho de limpeza, conservação e análise da qualidade de água daqueleque é considerado o terceiro rio menos poluído do mundo segundo a ONU, o Rio das Mortes.

A equipe fez um trecho de 200 km que vai desde o centro da cidade de Nova Xavantina, ondeo rio passa em seu centro, até 60 km abaixo da balsa que divide os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, recolhendo lixo urbano e colhendo amostras para a análise de água, trabalho que é executado desde de 2005, quando da fundação do projeto, que hoje é uma associação, com estatuto, CGC e demais formalidades burocráticas.

 
 
Nesta etapa, foi consumida uma semana de atividade, desde a partida, no sábado, 28, até achegada neste domingo. Todos os membros são voluntários. Parceira do projeto, o Campus da Unemat de Nova Xavantina cede o barco Murerê, para as incursões, sempre acompanhadas por contingentes do Corpo de Bombeiros local.

CEBOLA PARTICIPA

Apoiado por toda a comunidade, com doações e incentivos para a operacionalização das jornadas, o projeto é sempre muito procurados por membros da sociedade nova xavantinense, que querem participar do trabalho de limpeza do Rio das Mortes, como parte de contribuição à manutenção do maior patrimônio natural da cidade e da região.

Como o projeto tem vida própria, com suas normas internas e procedimentos, os nomes dos pretendentes são apresentados em reuniões internas, para obter a concordância de todos, fator fundamental para a preservação da harmonia imprescindível para a realização do trabalho, que engloba muitos dias na beira do rio, acampando, se alimentando e trabalhando, nas várias tarefas e funções, que são divididas igualitariamente entre todos os participantes.

Desta vez, os convidados foram o prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola, uma amante natural do Rio das Mortes, participante de praticamente todos os festivais de pesca do município; o Secretário Municipal de Saúde, Wander Guerreiro e as Professoras Ana Matilde Sampaio Mota e Sueli Marca.

O projeto é coordenado pelo líder comunitário, hoje vereador, Valteri Araújo, o Valtinho, e tem em seu registro original 28 membros, entre piloteiros, proeiros, biólogos, jornalista, pescadores ribeirinhos, turismólogos, professores e servidores públicos municipais.

Parabéns à todos os envolvidos.
Imprimir