Imprimir

Imprimir Notícia

06/05/17 às 10:56

Porto Alegre do Norte - Líder do Araguaia em Brasília, Blairo prestigia fórum político

À convite do deputado Estadual Baiano Filho, o senador e atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi participou na última semana do Fórum Político que deu abertura a 9ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores de Porto Alegre do Norte, no Norte Araguaia. Tradicional na região, a feira se consolidou como o maior evento do Agronegócio no Araguaia, conquistando notoriedade entre empresários e líderes do setor produtivo, com a participação dos governos de Mato Grosso, Tocantins, Pará e Goiás. A participação do Congresso Nacional, este ano representado pelo senador Aparecido dos Santos, o Cidinho, corrobora para o fortalecimento do encontro.

 Para Baiano Filho (PSDB), principal anfitrião do fórum, ao lado do prefeito Daniel do Lago, o evento conquistou o respeito da classe política e empresarial devido à importância produtiva do Norte Araguaia para a balança comercial de Mato Grosso. Apesar das condições ainda precárias para transporte e retirada da produção, o Araguaia vem conquistando cada vez mais espaço e representatividade nas mais diferentes esferas, com destaque para a abertura de espaços estratégicos, a exemplo dos Ministérios de Minas e Energia, das Comunicações, e em especial, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após a nomeação do senador Blairo Maggi.

Apesar da relação política já estabelecida com a região desde sua gestão à frente do Governo do Estado, o ministro passou a liderar em Brasília/DF as principais pautas pertinentes a infraestrutura do Araguaia. O vinculo e a representatividade se tornou ainda mais forte graças à proximidade política e o prestígio de Baiano Filho junto ao ministro. A relação política entre os parlamentares tem garantido defesas importantes para o Araguaia, como a conquista da termelétrica de Querência; a destinação de recursos para a instalação do frigorifico de peixes em Confresa e a estruturação da cadeia, em especial ao Projeto Pirarucu; nas cobranças pela conclusão da BR-158; para a estruturação da telefonia junto ao Ministério das Comunicações, e na garantia de equipamentos em apoio à agricultura familiar.

“Mais um ano consecutivo contamos com a presença do Blairo, que atendeu prontamente ao nosso convite de participar mais uma vez do debate de temas importantes para o Araguaia, quem conhece minha trajetória política sabe do carinho e admiração que cativo pelo ministro, que lá em 2003 confiou no nosso trabalho, nos deu a oportunidade de conduzir por oito a pasta de esportes do estado, onde pudemos construir uma relação solida de amizade e respeito; hoje sem sombra de dúvidas temos em seu gabinete, em Brasília, um ponto de apoio para a defesa e conquista de avanços para o Araguaia, como para todo o estado. Blairo sempre teve um carinho muito grande pelo Araguaia, e reafirma isso a cada ação que concretização a nosso favor; sem dúvida, nosso líder em Brasília”, definiu Baiano Filho.

Baiano ainda destaca que além do prestigio e respeito desfrutados por Blairo Maggi em âmbitos nacional e internacional, com destaque para a atuação exitosa diante da Operação “Carne Fraca”, de repercussão internacional, o perfil conciliador do ministro e sua credibilidade internacional, enquanto agente político e empresário do setor produtivo fizeram do ministro um aliado de primeira hora na defesa do Estado, e em especial, da região Araguaia.   

Blairo também se tornou referência como um dos principais representantes de Mato Grosso, na defesa de pautas inerentes ao desenvolvimento do Estado, atuando diuturnamente ao lado do governador Pedro Taques para a desobstrução de importantes temas.
 
Imprimir