Imprimir

Imprimir Notícia

22/04/17 às 10:52

Turismo - Pousadas pantaneiras recebem certificação em sustentabilidade

Cuiabá/MT – A abertura da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT) foi especial para os empresários Eduardo Ewbank, João Michel Leiria e suas famílias. Os empreendimentos turísticos que comandam, pousadas Piuval e Rio Claro, ambas localizadas na Transpantaneira, receberam o certificado da ABNT NBR 15.401 - Meios de Hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade. A entrega dos cerificados foi feita pelas diretoras do Sebrae Nacional, Heloisa Regina Guimarães de Menezes, e de Mato Grosso, Leide Katayama.

O processo de certificação foi feito com apoio do Sebrae MT e a preparação de dois anos, de 2014 a 2016,  inclui cursos e consultorias abordando os três eixos da norma - ambiental, econômico e social.
As empresas passaram por muitas alterações estruturais, de processos, capacitação de equipes,  tudo para que incluíssem a sustentabilidade em suas estratégias empresariais.

As pousadas Piuval e Rio Claro passaram pela auditoria da ABNT em outubro de 2016, e receberam o certificado em 2017.

Situada a 110 km de Cuiabá/MT e a 10 km de Poconé/MT, a Piuval é a primeira pousada da Rodovia Transpantaneira.

Possui uma área de 7.000 hectares, onde se encontra uma diversificada fauna e flora pantaneira. A área possibilita ao turista observar e admirar a biodiversidade da região.

São 20 apartamentos standard (25m²), 09 suítes luxo (36 m²) e 01 suíte master (45 m²). Dez das acomodações foram construídas dentro dos princípios da arquitetura sustentável, incluindo placa para a geração de energia solar, captação de água de chuva, reaproveitamento de água de chuveiro e da pia para uso nas bacias sanitárias, toda a madeira utilizada é de reflorestamento. Os aparelhos de ar condicionado são de tecnologia inverter e é feito tratamento de esgoto resultando em resíduos com 96% de pureza. Eduardo explica que o recomendado pela Sema é entre 70 e 75% e que o projeto da pousada será usado como parâmetro para outros empreendimentos.

 Possui ainda restaurante, redários, piscina, torre de observação da flora e fauna, disponibiliza passeios a cavalo e de barco e caminhadas em trilhas.

É totalmente acessível para visitantes cadeirantes. O empreendimento possui um apartamento totalmente equipado para os portadores de necessidades especiais e passarelas ao longo dos jardins, ligando os apartamentos a área de lazer da pousada.

Com a introdução de boas práticas na cozinha e novos processos, como compra de produtos a granel, houve uma redução de 50% na produção de lixo, passando de 4k/hóspede/dia para 2k/h/dia.Segundo ele, o investimento vale a pena, uma vez que o retorno vem com a operação.

Já a pousada Rio Claro, localizada no km 42 da Transpantaneira, também conta com inúmeras iniciativas voltadas para a sustentabilidade, como a inclusão de placas solares para aquecer água dos banheiros, bloqueadores de energia nos quartos quando hospede estiver ausente, lâmpadas  fluorescente e de Led em toda pousada, coleta seletiva de lixo, uso de mão de obra local em 90% dos postos de ocupação, captação de água de chuva para irrigar jardins.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).
Imprimir