Imprimir

Imprimir Notícia

18/04/17 às 12:25

Preço da carne cai em MT após a Operação Carne Fraca, diz Imea

O preço da carne caiu em Mato Grosso depois da operação Carne Fraca, que investiga um esquema de pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura para a concessão de licenças a frigoríficos, ignorando as irregularidades. A arroba do boi gordo teve uma queda de 5%, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).
 
Desde o mês passado, o preço dos cortes da carne tem oscilado. Após essa operação da Polícia Federal, que teve como alvo 21 frigoríficos, sendo que nenhum deles em Mato Grosso, o preço da carne nos açougues e mercados tiveram uma queda de 2%, ainda segundo o Imea.
 
A redução no preço de alguns cortes de carne foi maior que a queda na arroba do boi. Neste mês, o preço da carne de primeira qualidade registrou queda de 10%. O acém e a paleta caíram até 9%.
 
Para não perder os clientes, os açougues e mercados fazem promoções e oferecem brindes para atrair os consumidores, como explica o açougueiro Moisés de Oliveira.
 
“Isso tem chamado bastante a atenção dos clientes. O movimento no açougue está moderado, ele nem caiu mas também não subiu”, disse.
 
Na semana seguinte à operação, deflagrada no dia 17 de março, no entanto, o preço da carne nos açougues de Cuiabá continuava estável, mas empresários do setor disseram que clientes demonstravam apreensão em relação à qualidade da carne.
 
Prejuízos
Desde o início da Operação Carne Fraca até o dia 13 deste mês, a JBS e a BRF perderam juntas R$ 5,471 bilhões de seu valor de mercado, segundo a empresa de informações financeiras Economatica. Apesar de toda a repercussão negativa do caso que completou um mês nesta segunda-feira (17), as exportações de carne brasileira aumentaram em março.
Imprimir