Imprimir

Imprimir Notícia

17/04/17 às 14:09

6 cuidados para comprar seu celular na internet

Compras online se tornaram cada vez mais comum nos últimos anos. Com o maior acesso à internet, muitos vendedores passaram a encontrar uma ótima oportunidade no público virtual. Isso impulsionou principalmente a venda de eletrônicos, como celulares. Assim os clientes podem comparar preços, marcas e modelos com muito mais rapidez. E algumas lojas possuem preços bem mais atrativos.

Porém, junto com estas vantagens, também vieram vários novos riscos. Cada vez mais golpes tendem a ocorrer pela internet, especialmente na venda de smartphones. Comprar celular sem tomar os devidos cuidados pode levar à perda do produto, de dinheiro, entre outros problemas. Por isso, conhecer os principais golpes e armadilhas da venda virtual é muito importante.

1. Sinais de segurança da loja
Uma loja virtual de qualidade deve, acima de tudo, ter protocolos de segurança para evitar invasões, vírus e spywares enquanto o comprador está visitando a página. O primeiro sinal de que há alguma segurança é um ícone de cadeado no canto esquerdo do link, ao lado do “HTTP”. Isso indica que a própria loja está monitorando atividades suspeitas na página. A ausência dessa marca indica ou que a empresa não está protegendo seu consumidor ou que esta não é uma loja real, podendo ser fachada para um golpe.

2. Veja a reputação do vendedor
Tanto em sites de ampla venda quanto em lojas oficiais, é importante verificar a reputação do vendedor no mercado. A opinião de outros clientes sobre a qualidade dos produtos e o meio de entrega, por exemplo, podem ajudar a determinar se uma loja é confiável ou se o serviço é de má qualidade. Denúncias sobre fraudes, erros de entrega e afins são fortes indicadores de que você deve buscar outro lugar.

3. Evite anúncios sem fotos ou com imagens da internet
Essa é uma característica bem persistente em lojas falsas, usadas apenas para aplicar golpes. A menos que o site seja do próprio fabricante, as fotos devem mostrar o produto na forma como será entregue, já com a caixa. Verifique também o link da imagem. Se for de uma fonte externa, desconfie. Sem fotos, é difícil confirmar a qualidade da mercadoria.

4. Tome cuidado com o método de pagamento
Praticamente todas as lojas de celular existentes aceitam ao menos cartão de crédito, débito e boleto bancário para suas transações online. Esses são os meios oficiais mais seguros de fazer compras pela internet e oferecem garantia de retorno caso haja problemas com o produto. Se o site aceita apenas depósito bancário como método de pagamento, é muito provável que seja uma empresa de fachada, sem produto algum.

5. Compare as reviews do aparelho com a descrição do site
Esse não é um indicativo necessariamente de um golpe, mas pode ao menos mostrar se a loja é organizada em seu mostruário. Ao exibir o aparelho, o vendedor deve fornecer algumas especificações técnicas sobre o modelo. Antes de comprar, veja no site oficial da empresa ou canais especializados em celulares se os dados estão corretos. Você pode comprar um modelo de baixo desempenho acreditando que seria um produto melhor.

6. Desconfie de ofertas irrealistas
É verdade que lojas virtuais, sem uma grande estrutura física para gerar custos, tendem a oferecer preços bem mais em conta do que a maioria. Esse é um dos motivos para o crescimento do setor. Porém, existe um limite para o quão barato um produto pode ser vendido. Se o valor for muito inferior ao de mercado, há uma boa chance de você receber um produto com defeito, roubado, falsificado ou não receber produto algum, apenas uma caixa vazia.
Imprimir