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27/03/17 às 16:51

Quando moda e esportes se unem

Não é novidade que a cultura pop e os artistas influenciam na moda e nos estilos de roupas e sapatos, mas algumas marcas utilizam esse prestígio para criar tênis exclusivos a partir da ajuda de alguns artistas.

Essa parceria é muito comum com artistas de música, geralmente de hip hop, em que grandes marcas patrocinam o músico e criam modelos de tênis – em alguns casos, são exclusivos e limitados. Os artistas usam e divulgam a marca e o tênis, enquanto fãs compram os calçados e, muitas vezes, os colecionam.

Como começou
A primeira parceria aconteceu entre a marca Adidas e o grupo de hip hop Run DMC, no final da década de 1980. Isso ocorreu porque o grupo musical se apresentava utilizando um estilo característico, com jaquetas de couro, chapéus e tênis.

Esse visual conquistou os jovens, tornando-se moda em pouco tempo. Com essa influência, a empresa viu uma grande oportunidade de mercado, patrocinou o Run DMC e criou modelos com ajuda dos artistas. Assim, a Adidas lançou alguns modelos de tênis, como o Superstar, que fizeram muito sucesso na época, transformando-os em ícones pop.

Com o sucesso da primeira experiência, iniciaram-se várias campanhas ao longo dos anos com outras marcas e outros artistas influentes.

Em outros casos, as empresas fabricaram um número limitado e personalizado especialmente para os artistas, como é o caso do tênis de basquete de 1985 da marca Nike, cujo relançamento teve a fabricação de poucos pares personalizados para os integrantes e amigos do grupo Wu-Tang Clan. Esses tênis são verdadeiras relíquias para colecionadores, podendo valer milhares de dólares em leilões.

No Brasil
Não são apenas os grupos norte-americanos que possuem parcerias com grandes marcas de tênis. No Brasil, por exemplo, o artista Marcelo D2 fechou uma parceria com a Nike, em 2014, para um grande projeto.

A ideia era projetar um tênis para cada música do disco “Nada pode me parar”, que seria lançado na mesma época, compondo, ao todo, 15 músicas e 15 tênis personalizados do modelo Air Max.

A estratégia do artista era promover o disco por meio da venda desses calçados, o que era vantajoso para a empresa fabricante. Porém, foi produzida apenas uma quantidade limitada, transformando os tênis em itens de colecionador.

Outras parcerias
Hoje, é fácil encontrar novas parcerias entre artistas e fabricantes de sapatos e roupas, como é o exemplo da marca italiana Gucci, que fechou uma colaboração com 21 artistas ao redor do mundo para relançar alguns modelos personalizados.

Mas nem sempre a estratégia é garantia de sucesso absoluto, como é o caso da parceria entre a Reebok e o artista Jay Z. Lançado em 2003, o modelo S. Carter desanimou os fãs e hoje tem valores baixos até mesmo em sites de leilões para colecionadores.
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