Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/15 às 09:44

Marinha deve inaugurar base na região de Chapada dos Guimarães até o fim do ano

A Marinha do Brasil deve inaugurar até o fim deste ano uma base no Lago do Manso, região de Chapada dos Guimarães, para auxiliar na fiscalização. Com isto, o comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, capitão de corveta Alessandro Nonato, pretende conseguir atender uma emergência em até 15 minutos. O local tem sido palco de diversos problemas e abusos, como a falta do uso de coletes salva vidas pelas pessoas.

“O Governo do Estado está sendo parceiro da Marinha do Brasil para a construção de uma base no Manso. Até o final do ano os trabalhos devem estar concluídos e temos de agradecer muito a todos que fizeram isto possível. Em uma quinta-feira à tarde os militares irão para o lago, ficarão sexta-feira, sábado, domingo e retornarão na segunda-feira pela manhã. Só de ter a presença ali, já inibe abusos”, explicou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto o comandante.
 
De acordo com o capitão de corveta, o atendimento será feito de forma mais rápida: “São aproximadamente 120 km de Cuiabá até o Manso. Mobilizamos uma equipe rapidamente, mas temos de ir rebocando a embarcação. Então, demoramos aproximadamente uma hora e meia até lá. Com esta base no lago conseguimos chegar em 10 ou 15 minutos até a embarcação que precisa de ajuda”.
 
Porém, Nonato ressalta a importância do uso de coletes salva vidas: “Gostaria de salientar a importância do uso do colete salva vidas. Precisamos propagar esta mentalidade de segurança nas nossas hidrovias. O equipamento tem este nome porque realmente salva vidas, é para a nossa própria segurança”.
 
Novas unidades
 
A Marinha do Brasil também já prepara a construção de três novas unidades no Estado: “Temos 32 especialistas na nossa unidade. A Marinha já viu que o Estado cresceu e criará mais três unidades (Sinop, Alta Floresta e Juruena). Hoje nós temos Cuiabá, Cáceres e São Felix do Araguaia e com isto, dobraremos o efetivo em Mato Grosso. O Norte terá uma atenção muito maior e as ações ficarão mais contundentes. Ao todo, são 60 militares no Estado e este número deve subir para 120”.
Imprimir