Imprimir

Imprimir Notícia

08/03/17 às 14:09

Como fazer da leitura um momento divertido para as crianças

É importante que a criança sempre seja estimulada a desenvolver o gosto pela leitura. O processo que antecede a alfabetização tem início com a manipulação de livros ricos em imagens, fazendo com que a criança se interesse em saber a forma que se escreve o nome dos objetos que ilustram o material. Depois que ela se torna capaz de ler, cabe aos pais fazerem com que a mesma não perca o hábito. Essa tarefa pode não ser fácil, porém, há uma série de atitudes que podem ser tomadas e que, com certeza, surtem o efeito desejado: tornar a criança uma entusiasta da leitura. Mas como fazer com que os pequenos prefiram o livro em vez da televisão, do videogame, do computador e de outros recursos que propõem diversão?

Que tal tornar o ambiente propício?
Enquanto a criança está dentro de casa sob o cuidado de seus pais, a leitura deve fazer parte de sua rotina. Para tornar esse momento mais divertido, há sugestões bastante válidas:
Os benefícios do hábito da leitura
Quando a criança é exposta ao hábito da leitura desde cedo, seja por meio de tarefas extracurriculares, inscrição em um clube do livro ou qualquer outra atividade impulsionadora, a mesma é beneficiada por todos os ângulos. Estudos já comprovaram que a leitura não somente ajuda no desenvolvimento do cérebro, como também possui papel importante no desempenho escolar e acadêmico da criança. A criança que lê se torna mais capaz de argumentar sobre diversos temas, além de ter mais chances de ser tornar um adulto com soluções criativas para problemas aparentemente insolúveis. A lista de benefícios se estende:
Fica comprovado que as crianças que iniciam o hábito da leitura desde cedo se tornam adultos melhores, com múltiplos talentos desenvolvidos ao longo da infância graças ao prazer que um simples livro pode lhe proporcionar.
Imprimir