Imprimir

Imprimir Notícia

26/02/17 às 18:31 | Atualizada: 26/02/17 às 18:42

Santa Helena de Goiás - Casal gay oficializa união com cerimônia religiosa: 'Iguais para Deus'

Dois jovens se casaram neste sábado (25) durante uma cerimônia espírita, em Santa Helena de Goiás, na região sudoeste do estado. O empresário Flávio Júnior Amaro, de 27 anos, e o técnico em radiologia Kleberson Mendes Lopes, de 26, disseram que namoram há um ano e meio e resolveram celebrar a união para mostrar à sociedade que o amor dos dois é “algo normal, pois todos são iguais para Deus”.

Flávio disse que a união seguiu todos os rituais tradicionais de um casamento religioso. “Primeiro, para demonstrar o nosso amor para Deus, nossas famílias e nossos amigos. Outro motivo é o fato de eu acreditar que é possível construir uma família abençoada, a partir da união de duas pessoas do mesmo sexo, inclusive criando filhos com muito amor”, afirmou.
 
É possível construir uma família abençoada, a partir da união de duas pessoas do mesmo sexo, inclusive criando filhos com muito amor"
FLávio Amaro,empresário
 
Santa Helena de Goiás tem pouco mais de 38 mil habitantes e esta é a primeira união civil homoafetiva em uma cerimônia religiosa na cidade. O evento aconteceu nesta tarde de sábado, no Parque Aquático Turmin Azevedo. O casamento foi presidido pelo empresário Vinicius Costa, que é espírita e amigo do casal.

De acordo com Flávio, a união foi feita seguindo a crença Cristã, mas com elementos da cultura Ubanda, religião de matriz africana.

“Fizemos uma cerimônia com princípios cristãos, seguindo os ritos tradicionais, fazendo a oração do Pai Nosso para pedir licença a Deus para que sejam invocadas as forças elementares da natureza e obter bênçãos para a união. É importante ressaltar que o sincretismo religioso africano aceita como natural e evolutiva a condição homossexual. Deus existe para todos”, afirmou.

Kleberson, noivo de Flávio, diz que sempre sonhou em se casar. Ele diz que se sente “orgulhoso e encorajado” com esta cerimônia. “Homem se casar com homem perante as leis civis, do homem, é algo que, fruto de muita luta, se tornou algo comum. Eu me sinto orgulhoso em poder viver a experiência do casamento perante as leis de Deus”, disse.
 
Jovens fizeram ensaio fotográfico no local onde será cerimônia, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Diogo Silva)Jovens fizeram ensaio fotográfico no local onde será cerimônia (Foto: Arquivo Pessoal/Diogo Silva)
 
O técnico em radiologia conta que conheceu Flávio por meio de uma rede social e que a família sempre respeitou a orientação sexual dele. Maranhense, ele contou que se mudou para Santa Helena de Goiás por conta do trabalho e jamais imaginava que se casaria na cidade.

“Eu nasci em São Luís, no Maranhão, me mudei para o interior do Pará e, depois para Goiás, por questão de emprego mesmo, e acabei sendo presenteado com essa união. Apesar da minha mãe e parentes terem ficado no norte do país, me apoiam, sabem de tudo e todos ficaram felizes com a decisão do casamento. Eu sempre quis fazer uma festa desta”, disse.

Flávio afirma que recebeu o apoio de autoridades políticas e religiosas da cidade e que ficou “muito feliz” ao saber que o casamento dele deve contar com a presença de pessoas de várias religiões e posições ideológicas.

“Fizeram presentes líderes políticos, grandes nomes locais como autoridades de diferentes religiões, empresários, todos unidos por um bem maior que é um pedido de humanidade, respeito e tolerância ao diferente”, disse.
 
Casal durante a formatura de Flávio Amaro, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Amaro)Casal durante a formatura de Flávio Amaro, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Amaro)
Imprimir