Imprimir

Imprimir Notícia

30/06/15 às 15:50

Professor de história do IFMT é preso por assediar alunas em troca de notas na capital

Um professor de história foi preso por abusar de alunas em troca de notas altas na disciplina que ministrava noInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A prisão foi efetuada nesta terça-feira (30.06), pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil. As vítimas tem idade entre 15 e 17 anos.  

O suspeito Adriano Knippelberg de Moraes, 29 anos, foi denunciado anonimamente neste ano à Delegacia. A denúncia relatava que o professor estaria propondo encontro sexuais em troca de notas melhores em sua disciplina.

O delegado Eduardo Botelho de Paula informou que instaurou procedimento preliminar para apurar a exploração sexual, mas mesmo antes da conclusão das diligências uma vítima compareceu à Delegacia, na companhia da mãe, e confeccionou boletim de ocorrência afirmando que era assediada pelo professor, deixando subentendido que era em troca de notas melhores na disciplina.

"Como o único vínculo existente entre a pessoa investigada e a ofendida é o de professor e aluna,  o único benefício que ele, em tese, poderia oferecer à sua pessoa seria a avaliação com notas mais altas do que as merecidas, ou seja, o teor da supracitada 'denúncia anônima' se confirmou na íntegra", explicou o delegado.  

De acordo com o delegado, a vítima descreveu com exatidão o assédio sexual e apresentou conversas mantidas com o professor por meio do aplicativo WhatSapp. Ela  ainda pontuou que o professor estaria, da mesma forma, assediando outras alunas e  teria conseguido levar duas estudantes para motéis e mantido relação com outra no banheiro da unidade de ensino, no ano de 2014.            

"Restando evidenciada a extrema gravidade dos episódios noticiados, bem como comprovada de forma veemente a presença dos indícios de autoria e prova da materialidade delitiva dos pretensos delitos noticiados, representei pela prisão temporária (30 dias) do professor", disse.

A ordem de prisão foi decretada pela 14ª  Vara Criminal na segunda-feira (29.06) e cumprida nesta manhã, na casa do suspeito, no bairro CPA IV, em Cuiabá.

O suspeito foi ouvido informalmente e confessou que manteve relações sexuais com uma aluna adolescente e também trocou beijos com outra aluna menor de idade, mas salientou que os episódios teriam ocorrido em razão de interesse mútuo e não em troca de notas altas.

Nos próximos dias todas as alunas do suspeito serão notificadas para comparecer na Delegacia e prestar esclarecimentos no inquérito policial.  

O professor poderá ser indiciado por crime de exploração sexual de adolescente em continuidade delitiva. Ele já foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá.
Imprimir