Imprimir

Imprimir Notícia

14/02/17 às 16:16

Dicas para economizar na compra do smartphone

Comprar um novo smartphone tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada, afinal de contas, existem diversas opções de marcas, modelos, tamanhos e preços no mercado.

Perfil

A primeira tarefa a se fazer antes de comprar um celular é determinar qual tipo de uso você fará dele e quais características faz questão que ele tenha.

Alguns recursos podem ser muito atrativos, como aquela câmera com resolução altíssima ou a opção de destravar o aparelho usando sua impressão digital, mas será que são realmente úteis?

Lembre-se de qual será a finalidade do aparelho, se será usado para jogos, redes sociais, ouvir música, assistir a vídeos etc. Feito isso, determine também quanto poderá gastar, pois assim a pesquisa ficará mais refinada.

Marca e modelo

Existem muitas marcas no mercado e a preferência pessoal de cada pessoa conta bastante no momento da escolha. Valores pessoais como simpatia ou confiança farão seu coração pender mais por essa ou aquela determinada marca.

Atente-se ainda que as marcas mais tradicionais e melhor estabelecidas vão cobrar um preço maior por esse status. Se a conta bancária não é um problema, escolha entre as mais conceituadas porque a chance de erro é bem menor.

Se o dinheiro estiver um pouco mais curto, vale a pena pesquisar entre as marcas intermediárias. Muitas vezes, um fabricante de sucesso em outro ramo migra para os smartphones oferecendo bons aparelhos a preços convidativos.

Sistema operacional

A briga que deveria ser entre três competidores tem se resumido a dois, ultimamente. O sistema Windows phone da Microsoft representa hoje menos de 1% das vendas mundiais e só deve ser considerado se você gostar muito dele ou se já estiver com um aparelho antigo e quiser fazer uma migração tranquila.

De resto, a briga é entre o eficiente iOS da Apple e o Android, oferecido por várias marcas.
Opte pelo iOS se você usa apenas o que está disponível e não liga muito para customizações. Assim, será possível ter um aparelho com minúsculas chances de problemas como vírus ou travamentos.
Já o Android permite que o usuário interaja mais com funções avançadas do aparelho, troque arquivos, customize e, por isso, é o preferido dos aficionados por tecnologia. Por outro lado, as atualizações podem causar problemas e existem mais vírus desenhados para esse sistema operacional.

Armazenamento e bateria

Lembre-se de pesquisar o espaço disponível para armazenamento antes de comprar celular. O sistema operacional e os aplicativos precisam de espaço para rodar e costuma valer a pena investir um pouco mais para adquirir um aparelho com maior capacidade.

Fotos, músicas, livros, podcasts e outras mídias armazenadas no smartphone irão consumir esse espaço e você pode começar a ter problemas se não checar isso previamente. Alguns aparelhos oferecem uma opção de aumentar o espaço usando um cartão SD.

A duração da bateria é outro item importante. Verifique se aquele aparelho com a tela enorme e cheio de recursos não vai precisar passar mais tempo na tomada do que na sua mão. Algumas marcas já oferecem baterias auxiliares e sistemas de carregamento rápido para quem precisa cobrir longos períodos ou distâncias longe do carregador.
Imprimir