Imprimir

Imprimir Notícia

30/01/17 às 19:26

'Surpresa', diz aluna de MT que tirou nota mil em redação e quer ser médica

A mato-grossense Thais Fonseca Lopes de Oliveira, de 17 anos, foi um dos 77 estudantes do Brasil que alcançaram nota máxima na redação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Mesmo se preparando com determinação e foco para chegar aos mil pontos, ela diz que ficou surpresa com o resultado.

“Fomos muito abençoados por Deus. Esperava uma nota alta, mas não pensava em atingir a nota máxima”, afirmou a jovem. O tema da redação do último Enem foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Ela conta que se preparou para a prova do Enem com muito esforço e focou na redação. “Trabalhamos o tema abordado no começo do ano e vimos incansavelmente a estrutura que é bem quista pelos avaliadores”, afirmou Thaís.
 
 
A adolescente tímida tem o sonho de cursar medicina. “Vou tentar medicina. Se não der este ano, vou fazer cursinhos e me preparar ainda mais para conquistar meu sonho”, afirmou.

Para a professora Marijane Martins, que participou da preparação de Thaís, o bom desempenho da aluna não dependeu da sorte, mas sim de muito estudo e dedicação. “A preparação começa no ensino fundamental e vai sendo amadurecido durante os anos de estudo”, explicou.

Durante o ano, Thaís participou de plantões e aproveitou o tempo para revisar os textos produzidos. “Ela [Thaís] foi a aluna que mais produziu texto. Ela fazia e refazia as redações até chegar próximo da perfeição”, disse a professora.

Segundo o Ministério da Educação, este ano o número de alunos com nota mil caiu em relação às edições superiores. Em 2014, o número de estudantes que tiraram a nota máxima foi de 250. Já em 2015, 104 alunos alcançaram a pontuação.
Imprimir