Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/17 às 10:04

APOIO FEDERAL - Baiano Filho e AMA atuam para garantir a expansão do potencial energético do Norte Araguaia

Com a articulação política do deputado estadual Baiano Filho, da Associação dos Municípios do Araguaia e a interlocução do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, prefeitos da região estarão reunidos no próximo dia 14 de fevereiro, em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para tratar sobre a importância da ampliação do potencial energético local.
 
Dentre os pontos a serem abordados na reunião estão a continuidade do Programa de Universalização Rural, o Luz Para Todos; a necessidade de ampliação da oferta de energia elétrica da Usina Termelétrica de Querência e a consolidação do compensador sincro-dinâmico, já instalado em fase de teste no município de Confresa.

O deputado estadual Baiano Filho alerta para o risco que a região corre com descontinuidade do Programa Luz Para Todos. “O Norte Araguaia corre sério risco de ser prejudicado com o possível adiamentos das obras inerentes ao Luz Para Todos e a falta de investimentos nas demais fontes energéticas. Por isso, numa das primeiras agendas de 2017, priorizamos tratar diretamente com o ministro em busca de soluções urgentes”, ressaltou Baiano Filho.

Já o presidente da AMA, Joel Ferreira, argumenta que atual oferta energética é insuficiente para atender as demandas da região Norte Araguaia, comprometendo o desenvolvimento regional.

“Nos últimos três anos, a situação tem se agravado. A implantação da usina termelétrica de Querência, com oferta de 20 megawatts, amenizou o problema, porém, a demanda reprimida já na época era de 30 megawatts. Buscamos, com o apoio do deputado estadual Baiano Filho e sua articulação em Brasília, assegurar a estabilização do sistema energético do Norte Araguaia”, destacou Joel.
Imprimir